O que é o Prêmio TPM?
As empresas que adotam o TPM como forma de Gestão de Perdas e Otimização do uso do Ativo Empresarial para aumentar a competitividade através do fortalecimento dos indicadores PQCDSM encontra no sistema de TPM AWARD, uma certificação da correta adoção da metodologia e da obtenção de resultados efetivos. Em média, as plantas certificadas com o Prêmio TPM de Excelência, após 2,5 a 3,0 anos de seu início, têm obtido os seguintes resultados:
Aumento de Produtividade: 1,5 a 2 vezes
Redução de Quebras/Falhas: 1/10 a 1/250 vezes
Aumento da disponibilidade operacional: 1,5 a 2 vezes
Redução de defeito no processo de produção: 1/10
Redução do número de reclamações: ¼
Redução do Custo de manutenção/conversão: 30 a 40%
Redução de Inventário Geral: 50%
Acidente com afastamento/poluição: Zero
Aumento de sugestões/participação: 5 a 10 vezes.
Este nível de resultado só pode ser obtido com clara definição de política e diretrizes, do levantamento prévio das oportunidades existentes no ativo da empresa ainda não utilizada (Árvores de Perdas e de Ganhos), de fixação de metas com base em Perdas identificadas, do monitoramento da matriz de habilidades de 100% dos empregados e de intensa atividade de melhoria como parte da função, em todos os níveis e, através da disseminação de informação e capacitação, integrar os indivíduos em times e levá-los à auto-gestão dos problemas de suas respectivas áreas, liberando assim, a energia das gerências para funções de maior valor agregado, do que estão “arrancando” resultados da base da pirâmide organizacional.
Ao se inscrever ao Prêmio TPM de Excelência, a planta recebe visitas periódicas de um consultor da IMC, que vai monitorando as ações, criando desafios crescentes a todas as pessoas, na medida em que as habilidades são desenvolvidas e os problemas resolvidos com as ferramentas de abordagem de problemas e soluções, os operadores ficam capacitados no controle da deterioração de máquinas e equipamentos, os quais, uma vez trazidos de volta à condição ideal, aprendem a mantê-los em permanente ação de prevenção, ou ainda introduzem melhorias que fortalecem ou aumentam a sua capacidade nominal.
O Prêmio TPM de Excelência (Parte I) é o reconhecimento concedido por um comitê formado por “Expert Seniors” da JIPM e de mais 40 dos melhores professores das distintas áreas de Ciência de Manufatura e de Gestão Industrial das Universidades Japonesas, que vêm avaliar se a metodologia TPM foi corretamente entendida, se a prática eliminou os problemas que emperram e limitam a capabilidade do processo de produção como um todo e, se expandiu o potencial dos ativos trazendo-os à condição original, se as pessoas aprenderam a raciocinar e agir com base na análise de dados, se os ensinamentos adquiridos na solução dos problemas foram retidos para servir de material didático, se as melhorias estão sendo replicadas horizontalmente e se essas melhorias ou correções de desvios e deterioração estão sendo corretamente monitorados e finalmente, se as metas PQCDSM estabelecidas foram alcançadas - o parâmetro de avaliação para o prêmio segue o quadro inicial e mais:
I ) 100% de equipamentos classe A com Etapa 4 cumprida; 70% do equipamento classe B com etapa 3 cumprida; indicações de replicação horizontal nos equipamentos de classe C;
II ) Avaliar através de um documento (book) de atividades de TPM se a gestão da empresa incorporou a metodologia TPM;
III ) Assessement de toda equipe gerencial e dos pilares, através de apresentação, entendimento e da prática efetiva da metodologia seguido de verificação “in loco” (pessoas e equipamentos). Todo esse processo segue um ritual e é extremamente formal, para trazer as pessoas (gerentes, operadores e empregados em geral), para um trabalho disciplinado, livre de erros e com eliminação gradativa de processos e movimentos que não agregam valor. Após o Prêmio TPM de Excelência, existem outras fases (Parte II, III. e IV) para criar desafios à empresa em direção à uma empresa globalmente responsável.
O Prêmio TPM de Continuidade e Consistência que se segue ao Prêmio TPM de Excelência e visa reconhecer a planta ou empresa que, tendo aprendido a metodologia, incorporou-a na gestão do dia-a-dia e que a prática de auto-gestão é realizada em todas as áreas e níveis e que tendo aumentado a capabilidade do processo e as habilidades de decisão em todos os níveis, utiliza este conjunto de conhecimentos para produzir produtos isentos de problemas de qualidade, reduzir os custos de produção e tornar a empresa mais competitiva.
O Prêmio seguinte é o Especial (Parte III) que reconhece uma empresa ou planta que, tendo eliminado problemas, reduzido custos e habilitado pessoas para auto-gestão, é capaz de inovar processos e produtos em qualidade e velocidade que supera as expectativas do cliente e se torna uma empresa líder em classe.
O Prêmio TPM de maior relevância é o TPM World Class Award, reconhece uma planta ou empresa que, tendo vencido as etapas anteriores (Parte I, II e III) tem uma gestão e visão global que inclui o uso responsável dos recursos naturais e a melhor relação nos 4S’s Comunity Satisfaction (CS), Social Satisfaction (SS), Employee Satisfaction (ES) e Global Satisfaction (GS).