O que é o Pilar Manutenção da Qualidade?
A Manutenção da Qualidade consiste de atividades que estabelecem condições dos equipamentos que não produzem defeitos no produto. Estes defeitos são prevenidos através de verificação e medição periódicas das condições dos equipamentos. Desta forma, os defeitos potenciais são previstos pela análise de tendências de valores relacionados aos limites específicos e posteriormente tomadas de ação.
As origens dos defeitos podem ser classificadas em:
Materiais
A correta especificação de materiais e o desenvolvimento de fornecedores qualificados trazem como conseqüência a tendência de produtos sem defeitos.
Equipamentos
Pesquisar equipamentos que não produzem defeitos e melhorar os que produzem é outra forma de atingir produtos livres de defeitos.
Métodos
Encontrar métodos que não criam defeitos além de melhorar aqueles que criam é fundamental para a obtenção do zero defeito.
Pessoas
Desenvolver operadores competentes através da manutenção autônoma e treinamento em habilidades tem como conseqüência óbvia a detecção de anormalidades, a correção e restauração e a manutenção e controle da qualidade.
Os passos para a implementação da Manutenção da Qualidade são:
1. Preparar uma matriz de Garantia da Qualidade
Analisar a relação entre qualidade e processos/equipamentos verificando as características da qualidade, investigando os modos de falhas e subprocessos onde os defeitos ocorrem e atuar severamente nos modos de falhas.
2. Preparar uma tabela de análise das condições das entradas (in-put) da produção
Verificar deficiências nas entradas da produção para cada modo de falha em cada subprocesso e se os padrões existem e são seguidos.
3. Planejar solução do problema
Esclarecer condições de entradas de produção para os problemas de cada processo, atuando rapidamente contra os problemas que podem ser resolvidos individualmente. Criteriosamente planejar medidas para atacar os problemas que são mais complexos. Depois, pode-se estratifica modos de falhas, usar técnicas de investigação e planejar a solução.
4. Avaliar seriedade dos problemas
Este passo direciona esforços para melhorias do equipamento priorizando os problemas de acordo com o impacto provocado no modo de defeitos.
5. Usar Análise P-M para bloquear as causas dos problemas
A maioria dos problemas podem ser solucionados apenas com os passos anteriores. Porém, aos que persistem é recomendável o uso da Análise P-M.
6. Simular impacto com as medidas propostas
Esta simulação pode ser feita com o uso do FMEA.
7. Implementar Melhorias
Após todas as análise das soluções propostas devem ser implementadas as ações de melhorias.
8. Revisar as condições de entradas de produção
Após tomadas as ações propostas analisar se as condições de entradas estão de acordo com os padrões desejados.
9. Consolidar e confirmar pontos de verificação
Usar os resultados do passo anterior para sumarizar os itens de inspeção e preparar uma matriz de verificação da qualidade.
10. Preparar uma tabela de controle da qualidade de componentes e garantir a qualidade através de um rigoroso controle das condições.
Estes passos são meramente técnicos e não isentam a possibilidade da organização utilizar um modelo de sistema de garantia da qualidade de acordo com Normas Internacionais.