O que é o Pilar Segurança, Saúde e Meio Ambiente?

Garantir confiabilidade do equipamento, prevenir erros humanos e eliminar acidente e poluição são preceitos básicos do TPM. A implementação completa do TPM melhora a segurança de muitas maneiras:

Equipamentos com defeitos é uma fonte de perigo, logo as campanhas de falha zero e defeito zero melhora a segurança;
Através da aplicação do 5S, que é parte da Manutenção Autônoma, elimina-se vários problemas e torna o local de trabalho limpo e organizado;
Manutenção Autônoma e Melhorias Individuais eliminam áreas inseguras;
Operadores bem treinados observam seus próprios equipamentos e são mais capazes de detectar anormalidades o mais cedo possível e atacá-los prontamente;
Operação de equipamentos e processos por pessoas qualificadas;
Operadores têm responsabilidade com sua própria saúde e segurança;
Padrões e regulamentos desenvolvidos no TPM são cumpridos mais facilmente.

Os pilares básicos do TPM já tratam direta e indiretamente dos aspectos de Segurança e Meio Ambiente. As três primeiras etapas da Manutenção Autônoma é um exemplo claro:

Etapa 1 - Como parte da Limpeza inicial, detectar e corrigir qualquer problema que pode afetar a segurança ou o meio ambiente.
Etapa 2 - Melhorando a atividade para facilitar a limpeza e inspeção também melhora a segurança e o meio ambiente eliminando-se as fontes de vazamentos e sujeira.
Etapa 3 - Incluir procedimentos de segurança nos padrões de limpeza e inspeção.

As etapas 4 e 5 da Manutenção Autônoma que tratam do desenvolvimento de pessoas competentes para equipamentos e processos automaticamente trabalham na segurança.

As etapas 6 e 7 que consolidam a Manutenção Autônoma já incluem aspectos de segurança.

As lições de um ponto devem incluir aspectos relacionados à segurança e cuidados com o meio ambiente.

A Manutenção Planejada elimina as falhas não previstas, condição propícia para acidentes de trabalho e/ou danos ao meio ambiente.

Melhorias Individuais, Educação e Treinamento e Prevenção da Poluição também evidenciam a importância do TPM para a segurança e o meio ambiente.

Algumas estratégias são utilizadas para contribuir diretamente na busca de um local de trabalho seguro:

Rotinas de Segurança

Podem ser estabelecidas reuniões dos pequenos grupos no início de trabalho para discutir aspectos relacionados à segurança. Além disto podem ser desenvolvidas atividades específicas de 5S, discussão dos trabalhos perigosos, cumprimento de procedimentos, lições de um ponto, treinamento em ações de emergência, segurança em deslocamentos de carga, etc.

Atividades para aumentar a confiabilidade dos equipamentos

Estas atividades podem ser feitas por grupos tarefas que investigam a segurança de equipamentos novos e reformados e detectam acidentes potenciais.

Auditorias de segurança

O gerente de produção e outros gerentes executam uma auditoria periódica de acordo com um padrão definido previamente. Esta auditoria pode verificar:

Planos e metas de segurança
Planos e implementação de Educação e Treinamento
Atividades diárias de segurança
Controle de operações especiais
Gerenciamento autônomo do local de trabalho (5S)
Qualificações
Falhas imprevistas
Tipos e Níveis de poluição
Reclamações externas

As atividades do pilar de Segurança e Meio Ambiente não isentam a possibilidade da organização utilizar um modelo de sistema de gestão ambiental de acordo com Normas Internacionais.

Certificação 5S

 

Certifique sua empresa no 5S
Desde 1996 a PDCA criou o Certificado de 5S com o objetivo de motivar áreas de trabalho ou a própria à buscar um padrão mundial de 5S. A auditoria é feita diretamente pelo Consultor Haroldo Ribeiro. Para maiores informações clique aqui ou envie um e-mail para a PDCA com o título “Certificação em 5S”. Faça parte do grupo de elite

TPM

Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

5S

Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

Livros Impressos

Livros Impressos1.fw

Livros Digitais (eBooks)

Adquira aqui todos os produtos do Consultor Haroldo Ribeiro

Livros Digitais

Cursos Digitais

Foto - Neutra