O que é o Pilar Segurança, Saúde e Meio Ambiente?
Garantir confiabilidade do equipamento, prevenir erros humanos e eliminar acidente e poluição são preceitos básicos do TPM. A implementação completa do TPM melhora a segurança de muitas maneiras:
Equipamentos com defeitos é uma fonte de perigo, logo as campanhas de falha zero e defeito zero melhora a segurança;
Através da aplicação do 5S, que é parte da Manutenção Autônoma, elimina-se vários problemas e torna o local de trabalho limpo e organizado;
Manutenção Autônoma e Melhorias Individuais eliminam áreas inseguras;
Operadores bem treinados observam seus próprios equipamentos e são mais capazes de detectar anormalidades o mais cedo possível e atacá-los prontamente;
Operação de equipamentos e processos por pessoas qualificadas;
Operadores têm responsabilidade com sua própria saúde e segurança;
Padrões e regulamentos desenvolvidos no TPM são cumpridos mais facilmente.
Os pilares básicos do TPM já tratam direta e indiretamente dos aspectos de Segurança e Meio Ambiente. As três primeiras etapas da Manutenção Autônoma é um exemplo claro:
Etapa 1 - Como parte da Limpeza inicial, detectar e corrigir qualquer problema que pode afetar a segurança ou o meio ambiente.
Etapa 2 - Melhorando a atividade para facilitar a limpeza e inspeção também melhora a segurança e o meio ambiente eliminando-se as fontes de vazamentos e sujeira.
Etapa 3 - Incluir procedimentos de segurança nos padrões de limpeza e inspeção.
As etapas 4 e 5 da Manutenção Autônoma que tratam do desenvolvimento de pessoas competentes para equipamentos e processos automaticamente trabalham na segurança.
As etapas 6 e 7 que consolidam a Manutenção Autônoma já incluem aspectos de segurança.
As lições de um ponto devem incluir aspectos relacionados à segurança e cuidados com o meio ambiente.
A Manutenção Planejada elimina as falhas não previstas, condição propícia para acidentes de trabalho e/ou danos ao meio ambiente.
Melhorias Individuais, Educação e Treinamento e Prevenção da Poluição também evidenciam a importância do TPM para a segurança e o meio ambiente.
Algumas estratégias são utilizadas para contribuir diretamente na busca de um local de trabalho seguro:
Rotinas de Segurança
Podem ser estabelecidas reuniões dos pequenos grupos no início de trabalho para discutir aspectos relacionados à segurança. Além disto podem ser desenvolvidas atividades específicas de 5S, discussão dos trabalhos perigosos, cumprimento de procedimentos, lições de um ponto, treinamento em ações de emergência, segurança em deslocamentos de carga, etc.
Atividades para aumentar a confiabilidade dos equipamentos
Estas atividades podem ser feitas por grupos tarefas que investigam a segurança de equipamentos novos e reformados e detectam acidentes potenciais.
Auditorias de segurança
O gerente de produção e outros gerentes executam uma auditoria periódica de acordo com um padrão definido previamente. Esta auditoria pode verificar:
Planos e metas de segurança
Planos e implementação de Educação e Treinamento
Atividades diárias de segurança
Controle de operações especiais
Gerenciamento autônomo do local de trabalho (5S)
Qualificações
Falhas imprevistas
Tipos e Níveis de poluição
Reclamações externas
As atividades do pilar de Segurança e Meio Ambiente não isentam a possibilidade da organização utilizar um modelo de sistema de gestão ambiental de acordo com Normas Internacionais.