Etapa 2 – Treinamento Introdutório



A finalidade do treinamento introdutório é neutralizar todos os preconceitos e nivelar conhecimento sobre o TPM. Fazer com que todos os empregados (todos os escalões) das áreas de produção, manutenção, engenharia e treinamento (no TPM fase I) e posteriormente dos órgãos indiretos (no TPM fase II) estabeleçam uma linguagem comum sobre o método, conhecendo:

  • O que é TPM
  • Que melhorias o TPM trará para a empresa, para os empregados, para os clientes e para a comunidade
  • Quais as etapas da implantação
  • Qual o papel das pessoas


A importância desta fase deve ser percebida claramente, sob pena do programa perder impulso no seu lançamento. Deve ser cuidadosamente planejada em termos de conteúdo, carga horária, instrutoria, material didático e população alvo. É um investimento que não deve ser minimizado, pois seu retorno é grande. Ninguém é capaz de gostar daquilo que não conhece. As pessoas não resistem a mudanças; resistem a serem mudadas. Ou seja, as reações contrárias ao processo são mínimas quando ele é participativo, desde seu início.

Nunca é demais lembrar que o TPM não é simplesmente uma mudança dos equipamentos; antes disso, é um processo de mudança das pessoas, e isto não ocorre “por decreto”.

Conteúdo

Esta fase deve incluir além do treinamento em si, uma campanha de divulgação, que pode incluir:

a) Distribuição de cartilha contendo tópicos em linguagem simples (podendo ser inclusive estória em quadrinhos) sobre:

  • Como o TPM se enquadra no programa de qualidade da empresa
  • Quais os objetivos do TPM na empresa
  • Quais os grandes desafios
  • Os pilares básicos do TPM e o que mudará na organização
  • Qual o papel de cada um nos diversos níveis (desmistificar a idéia de que o TPM é um trabalho a mais e mostrar que é uma forma melhor de executar a rotina atual).


b) Divulgação intensa através de :

  • Cartazes, out-doors ou faixas
  • Jornais e boletins internos
  • Quadros de avisos
  • Criação de slogans (pode ser via concurso)


Dois cuidados principais devem ser observados nesta fase:

a)    Não exagerar na atenção à forma, em detrimento do conteúdo
b)    Demonstrar o uso de formas econômicas de divulgação, mantendo coerência com o objetivo do programa( reduzir perdas). Ficaria dissonante o uso de luxo nos brindes ou meios de comunicação.

Certificação 5S

 

Certifique sua empresa no 5S
Desde 1996 a PDCA criou o Certificado de 5S com o objetivo de motivar áreas de trabalho ou a própria à buscar um padrão mundial de 5S. A auditoria é feita diretamente pelo Consultor Haroldo Ribeiro. Para maiores informações clique aqui ou envie um e-mail para a PDCA com o título “Certificação em 5S”. Faça parte do grupo de elite

TPM

Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

5S

Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

Livros Impressos

Livros Impressos1.fw

Livros Digitais (eBooks)

Adquira aqui todos os produtos do Consultor Haroldo Ribeiro

Livros Digitais

Cursos Digitais

Foto - Neutra