Etapa 2 – Treinamento Introdutório
A finalidade do treinamento introdutório é neutralizar todos os preconceitos e nivelar conhecimento sobre o TPM. Fazer com que todos os empregados (todos os escalões) das áreas de produção, manutenção, engenharia e treinamento (no TPM fase I) e posteriormente dos órgãos indiretos (no TPM fase II) estabeleçam uma linguagem comum sobre o método, conhecendo:
- O que é TPM
- Que melhorias o TPM trará para a empresa, para os empregados, para os clientes e para a comunidade
- Quais as etapas da implantação
- Qual o papel das pessoas
A importância desta fase deve ser percebida claramente, sob pena do programa perder impulso no seu lançamento. Deve ser cuidadosamente planejada em termos de conteúdo, carga horária, instrutoria, material didático e população alvo. É um investimento que não deve ser minimizado, pois seu retorno é grande. Ninguém é capaz de gostar daquilo que não conhece. As pessoas não resistem a mudanças; resistem a serem mudadas. Ou seja, as reações contrárias ao processo são mínimas quando ele é participativo, desde seu início.
Nunca é demais lembrar que o TPM não é simplesmente uma mudança dos equipamentos; antes disso, é um processo de mudança das pessoas, e isto não ocorre “por decreto”.
Conteúdo
Esta fase deve incluir além do treinamento em si, uma campanha de divulgação, que pode incluir:
a) Distribuição de cartilha contendo tópicos em linguagem simples (podendo ser inclusive estória em quadrinhos) sobre:
- Como o TPM se enquadra no programa de qualidade da empresa
- Quais os objetivos do TPM na empresa
- Quais os grandes desafios
- Os pilares básicos do TPM e o que mudará na organização
- Qual o papel de cada um nos diversos níveis (desmistificar a idéia de que o TPM é um trabalho a mais e mostrar que é uma forma melhor de executar a rotina atual).
b) Divulgação intensa através de :
- Cartazes, out-doors ou faixas
- Jornais e boletins internos
- Quadros de avisos
- Criação de slogans (pode ser via concurso)
Dois cuidados principais devem ser observados nesta fase:
a) Não exagerar na atenção à forma, em detrimento do conteúdo
b) Demonstrar o uso de formas econômicas de divulgação, mantendo coerência com o objetivo do programa( reduzir perdas). Ficaria dissonante o uso de luxo nos brindes ou meios de comunicação.