Como auditar o Pilar de Manutenção Autônoma?


1. Limpeza Inicial
Sugestão de peso: 2

Objetivo: Avaliar a eficácia da limpeza inicial do equipamento como oportunidade para se introduzir melhorias.

Tópicos à avaliar:
a) Após as Limpezas Iniciais as etiquetas são instaladas  e preenchidas adequadamente e há disponibilidade nos postos de trabalho?
b) O controle das etiquetas instaladas e removidas, pela produção e pela manutenção, são eficazes?
c) Há planos, com prazos e responsáveis, para eliminar as etiquetas pendentes?
d) A Manutenção é ágil para eliminar as etiquetas que dependem dela?
e) A Produção é ágil para eliminar as etiquetas que dependem dela?
f) As limpezas dos equipamentos são feitas com postura de inspeção, inclusive nos locais de difícil acesso?
g) Estão previstos os Registros das perdas pelos operadores?

2. Eliminação das causas de problemas e dos locais de difícil acesso

Sugestão de peso: 3

Objetivo: Avaliar a eficácia da limpeza inicial do equipamento como oportunidade para se introduzir melhorias.

Tópicos à avaliar:
a) Os operadores e manutentores participam na discussão das causas dos problemas?
b) Os operadores e manutentores participam na elaboração dos planos para eliminar as causas de problemas?
c) As causas de problemas são eliminadas?
d) Os operadores e manutentores participam na identificação dos locais de difícil acesso?
e) Os operadores e manutentores participam na elaboração de planos para eliminar os locais de difícil acesso?
f) Os locais de difícil acesso são eliminados?

3. Padronização da Limpeza, Inspeção e Lubrificação

Sugestão de peso: 2

Objetivo: Avaliar se estão sendo desenvolvidos padrões provisórios de Limpeza, Inspeção e Lubrificação.

Tópicos à avaliar:
a) São elaborados padrões provisórios para as atividades de limpeza?
b) São elaborados padrões provisórios para as atividades de Inspeção
c) São elaborados padrões provisórios para as atividades de Lubrificação
d) São elaboradas Lições de Um Ponto pela Manutenção e Produção?
e) Os operadores participam na elaboração dos padrões existentes?
f) Qual o nível de implementação de Controles Visuais?
g) Qual o nível de cumprimento dos padrões existentes?
h) Os operadores calculam as perdas e Rendimento Operacional Global?

4. Inspeção Geral

Sugestão de peso: 3

Objetivo: Avaliar a capacitação dos operadores para executarem as atividades de Manutenção Autônoma.

Tópicos à avaliar:
a) Há cronogramas de treinamentos em Manutenção Autônoma para operadores?
b) Qual o nível de Capacitação dos operadores em Manutenção Autônoma nos equipamentos/células/processos que têm o TPM?
c) Estão sendo feitas revisões das descrições de cargos dos operadores?
d) Os Gráficos de Perdas e Rendimento Operacional Global são plotados pelos próprios operadores?

5. Inspeção Autônoma
Sugestão de peso: 3

Objetivo: Avaliar a capacitação dos operadores para executarem inspecionar e diagnosticar os equipamentos/células

Tópicos à avaliar:
Qual o nível médio de habilidade dos operadores para executar pequenos reparos, inspeções e lubrificação?
As de listas de verificação dos equipamentos/células estão sendo preenchidas adequadamente pelos operadores?

6. Padronização e Ordem

Sugestão de peso: 2

Objetivo: Avaliar se os padrões provisórios de limpeza, inspeção e lubrificação estão sendo efetivados e se os locais de trabalho são organizados.

Tópicos à avaliar:
a) Os padrões provisórios de Limpeza, Inspeção e Lubrificação são transformados em padrões definitivos de acordo com as experiência de suas aplicações?
b) Há uma utilização adequada de todos os recursos produtivos e de apoio, evitando-se excessos, obsoletismo e improvisações?
c) Os recursos de apoio estão bem conservados?
d) Há identificações dos recursos de apoio e dos locais de guarda para facilitar o acesso, a reposição e a manutenção da ordem?
e) Os recursos de apoio são mantidos de forma organizada?
f) Há sinalizações que facilitem o acesso aos locais de guarda?
g) Há um sistema eficaz para o descarte de resíduos do processo?

7. Autocontrole

Sugestão de peso: 2

Objetivo: Avaliar se os equipamentos/células são autocontrolados pelos operadores.

Tópicos à avaliar:
a) Qual o nível médio de habilidade dos operadores em cuidar dos equipamentos/células?
b) Qual o nível médio de habilidade dos operadores em treinar outros em cuidar dos equipamentos/células?
c) Qual a disciplina dos Operadores no cuidado com os equipamentos/células?
d) Qual o comportamento do Índice de Tempo Operacional (Disponibilidade) quando comparado com o previsto?
e) Qual o comportamento do Índice de Performance Operacional (Desempenho) quando comparado com o previsto?
f) Qual o comportamento do Índice de Produtos Aprovados (Qualidade) quando comparado com o previsto?

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TPM

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Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

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