Etapa 4 – Definição de diretrizes e Metas globais
O objetivo desta etapa é dar objetividade ao trabalho que será desenvolvido.
A mobilização das pessoas requer necessariamente que a liderança aponte claramente:
• A situação atual da empresa
• Em que posição se pretende chegar (objetivo)
• Qual o caminho a seguir (método)
• Qual o tempo necessário (velocidade, cronograma)
• Quais os pontos de referência ao longo da implantação do TPM (metas atuais)
• Qual o esforço requerido (orçamento, pessoal alocado)
• Quais os desafios a enfrentar (contingências)
Esta visão da liderança quanto ao futuro da empresa, uma vez compartilhada e apoiada, provocará um alinhamento dos interesses se cada um entender objetivamente se cada um entender objetivamente o seu papel no programa.
Porém isto não é suficiente para estabelecer a intensidade do “vetor interesse”. É necessário que sejam estabelecidas metas globais que tenham as seguintes características:
• Abrangentes para toda a empresa;
• Expressas em números (sem isto serão apenas “sonhos”)
• Com prazos definidos
• Com valores definidos em estágios intermediários (metas longínquas normalmente soam como algo abstrato e inatingível)
• Desafiadores porém exeqüíveis (as pessoas precisam “saborear” as vitórias)
• Em pequena quantidade (é preciso que todos saibam os valores de suas metas)
• Passíveis de serem desdobradas/calculadas por área (isto tornará possível uma associação mais nítida entre os resultados obtidos e os respectivos responsáveis)
Caberá à Secretaria de TPM a elaboração deste trabalho, que constará de informações básicas conforme exemplo abaixo:
Cenário e desafios externos
Concorrência global, satisfação do cliente, atualização tecnológica, preservação ambiental, relações com comunidade, produtos alternativos, etc.
Cenário e desafios internos
Continuidade operacional, eficiência de equipamentos, consumo de energia, motivação dos empregados, qualificação de pessoal, custos de fabricação, índices de segurança, etc.
Objetivos/diretrizes global
Promover a melhoria das pessoas e dos equipamentos, para atingir máxima eficiência do sistema de produção, com a participação de todos.
Metas
As metas globais devem ser estabelecidas em paralelo com a forma de mensuração. Exemplos:
Produtividade:
Eficiência Operacional Global - Medida através das grandes perdas
Número de quebras/paradas não programadas - Registrada pela produção
Consumo de energia - Medida internamente pela área de utilidades
Qualidade :
Índice de produtos não-conforme - Medida pela produção
Custo :
Custo do retrabalho - Medida pela produção
Custo da manutenção - Medida pela manutenção e área de custos
Atendimento:
Número atrasos - Medida pela produção ou área de vendas
Número de reclamações - Medida pelo sistema de atendimento ao cliente
Segurança : Número de acidentes - Medido pela área de segurança
Motivação : Número de sugestões - Medida pela área de produção
O critério de cálculo da Eficiência Global dos Equipamentos é um dos pontos fundamentais do método, pois expõe claramente todo o potencial de ganho a ser conquistado, pelo fato de considerar disponibilidade, desempenho e qualidade dos equipamentos.
A Secretaria do TPM deverá preparar a divulgação para todo o pessoal, relatando:
• Objetivos, diretrizes e metas globais
• Fórmula de cálculo de cada meta (todos precisam saber de onde vieram os números)
• Padronização da forma de acompanhamento (gráfico) da evolução dos valores reais, comparando-os às metas (as pessoas serão “desafiadas” diariamente por um gráfico e irão “saborear o atingimento das metas como uma “vitória”, em que superaram seus limites)
• Orientação quanto à freqüência de apuração dos valores reais, responsáveis pelos cálculos e freqüência de reuniões para análise dos desvios e ações corretivas (as correções de rumo devem ser feitas ao longo da viagem, e não após a mesma).
Este material de divulgação (que pode ser uma cartilha) será importante conteúdo de evento de lançamento (etapa 6) a ser conduzido pela alta administração.