Qual a relação de TPM com Kaizen?


Kaizen é uma palavra e filosofia japonesa que significa aprimoramento. Num contexto empresarial, significa "aprimoramento contínuo" envolvendo alta administração, média gerência, supervisores e o pessoal de nível hierárquico inferior. A estratégia do "kaizen" é o conceito mais importante da administração japonesa, a qual adota um estilo de alta competitividade.

Enquanto o gerenciamento ocidental está direcionado apenas para a inovação e resultado, o kaizen japonês fortalece também o processo, ou seja, analisa a forma como os resultados devem ser obtidos.

O enfoque sistêmico resultante do kaizen possibilita a resolução de problemas unifuncionais ou multifuncionais através da cooperação de todas as áreas que são afetadas ou causam estes problemas. A busca incessante de melhorar e de não conviver com efeitos negativos é uma mola propulsora que leva a empresa à alta competitividade.

Os dois componentes da administração são a manutenção e a melhoria. Manter um processo sob controle é uma atribuição gerencial que utiliza-se de mecanismos para isto. O desdobramento de objetivos em metas; a padronização e procedimentos operacionais e o controle estatístico do processo, são exemplos destes mecanismo.

Melhorar um processo significa passar de um "status" para outro superior. Isto pode ser conseguido através de inovação (melhoramento drástico,  resultado de um investimento) e do kaizen (pequenos e contínuos melhoramentos, resultados de uma fusão de esforços).

Alguns aspectos importantes devem ser ressaltados quando se tem uma consciência sobre o real e profundo sentido do kaizen:

  • A qualidade passa a ser vista como qualquer coisa que pode ser melhorada;
  • O kaizen é uma forma de fazer com que as pessoas de todos os níveis percebam o potencial que elas podem oferecer à empresa;
  • A empresa que tem o kaizen incorporado nas pessoas passa a competir com ela mesma numa incessante busca do melhor;
  • Pensamento orientado para o processo, alimentado pelo resultado;
  • O kaizen é orientado para as pessoas (acionistas, clientes, vizinhos e empregados), enquanto a inovação é voltada para a tecnologia e o dinheiro;
  • Com o kaizen, controle de qualidade significa a incorporação da qualidade no produto, no momento do seu desenvolvimento, para atender expectativas do mercado (Market-in);
  • Em primeiro lugar vem a qualidade. O lucro é conseqüência natural;
  • O processo seguinte é o cliente (diferente da concepção tradicional onde o cliente é visto apenas como o elemento externo à organização);
  • O kaizen visa a satisfação do consumidor;


A incorporação do kaizen numa empresa não é fácil, pois necessita de uma mudança de cultura das pessoas em todos os níveis, a partir dos superiores. Dependendo do clima organizacional e de traumas provocados por um gerenciamento inadequado dos recursos (principalmente os humanos), o kaizen pode encontrar obstáculos quase que intransponíveis, necessitando de muita perseverança da alta administração, compreendendo os motivos das resistências, mas não desistindo.

Para o TPM, o kaizen serve como um complemento para consolidação dos pilares, uma vez que a busca incessante da melhoria com criatividade, com custo baixo e com a participação de todos são pontos comuns entre ambos.

Várias empresas implementam o Kaizen através de uma concentração de esforços de diversas áreas para eliminação de um determinado problema. É comum se definir o período de uma semana, cujo resultado final é uma melhoria radical no local onde o problema se encontra (GEMBA).

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