Como proceder durante e após a auditoria de TPM?
Devem ser tomados os seguintes cuidados na realização da avaliação:
O local só deve ser avaliado quando o operador estiver presente.
A precisão da avaliação depende, em muito, da participação do operador. Por mais eficaz que seja o auditor, ele precisará de informações sobre algumas possíveis anormalidade, bem como algumas melhorias que foram feitas em relação à última avaliação. Toda informação dada por supervisores deve ser verificada com o operador.
Devem ser evitados adiamentos
É comum tentativas de adiamentos, principalmente por problemas de produção. Às vezes, o próprio auditor tenta adiar, ou não se prepara adequadamente para a auditoria, em função das atividades de sua rotina. Em ambos os casos, a tentativa deve ser evitada sob o risco de comprometer a seriedade e o prazo para conclusão do processo.
Evitar avaliar locais que estão em processos de transformação
Não é aconselhável avaliar locais de trabalho que estão passando por transformações físicas (manutenção, reforma predial e mudança de lay-out), uma vez que o resultado não teria efeito prático. Neste caso, é melhor esperar a conclusão das mudanças para posterior avaliação.
Não tentar “ensinar” ao(s) avaliado(s) como fazer o TPM
É muito comum o avaliador tentar ensinar ao avaliado a fazer o correto. Embora seja uma atividade construtiva, isto poderá comprometer o tempo da auditoria. Caso o auditor sinta-se na condição de auxiliar o local auditado, poderá fazê-lo posteriormente, não mais na função de auditor, mas numa postura de coleguismo.
Evitar discussões polêmicas com o(s) avaliado(s)
As pessoas que estão sendo avaliadas procuram defender-se de quase todas as anormalidades apontadas pelo auditor. A postura do auditor é de escutá-las e compreendê-las. Porém, o auditor não tem que concordar ou buscar a todo custo a concordância do auditado. A comparação entre a situação atual e o padrão estabelecido nos critério de avaliação é que deve prevalecer. Os argumentos mais comuns apresentados pelos auditados nestes casos são:
- “a irregularidade já é do conhecimento da chefia”
- “já foi solicitado ao pessoal da manutenção”
- “depende de investimento”
- “a avaliação é logo hoje, que estou super-atarefado?”
Diante deste fato, sempre que houver uma discordância radical do auditado, o auditor deve procurar não polemizar a discussão, partindo para avaliar outros equipamentos ou itens.
Usar registro fotográfico
Podem ser utilizados registros fotográficos para evidenciar os pontos fortes e os pontos de melhoria, anexando-os ao relatório, porém antes de fazer este tipo de registro, discutir com o responsável pelo ambiente auditado. Deve-se tomar cuidado para não registrar pessoas em atos indevidos ou próximas às situações irregulares para não causar transtornos. Estes registros também podem ser utilizados como forma de divulgação do TPM, apresentando a evolução (antes e depois).
Após a visita, o auditor deve siscutir todas as notas e observações com o auditado para o devido entendimento. Se necessário, algumas notas devem ser alteradas. Concluída a auditoria, o(s) avaliador(es) deve(m) elaborar o relatório, contendo o formulário preenchido e as fotografias (caso existam)
O gestor do TPM deverá arquivar todos os relatórios para que sirvam de ferramenta para a próxima auditoria.
É importante também que na próxima auditoria, um dos auditores de cada local avaliado seja programado para voltar a auditá-lo, pois o mesmo poderá sentir a real evolução do TPM, comparando-o com o padrão anterior.