Quais as atribuições de cada comitê do TPM?
Comitê de Divulgação
Criação de cartilha
Elaboração de material de divulgação em cartazes, out-doors ou faixas, jornais e boletins internos, quadros de avisos, etc.
Criação ou realização de concursos para “slogans”
Definição e providências de brindes a serem distribuídos no evento de lançamento (adesivos, “bottons”, bonés, canetas, camisetas, chaveiros, etc.)
Definição dos locais, tamanhos e padronização dos quadros de acompanhamento das atividades (otimizando a compra deste material para todas as áreas)
Filmagem e fotografia das áreas e equipamentos para posterior exposição das mudanças visuais decorrentes do TPM
Preparação do evento de lançamento do TPM
Uma vez concluída a fase preparatória esto Comitê se extingue, passando a manutenção das atividades de divulgação a ser da Secretaria do TPM.
Comitê de Padronização
Os principais formulários a serem padronizados são:
Lição de um ponto (ONE POINT LESSON), inclusive a forma de colecionar no campo
Controle de formação e avaliação individual
Check-list geral de detecção de inconveniência
Check-list de lubrificação
Check-list de inspeção autônoma
Check-list de limpeza
Lista de inconveniências detectados
Análise método 5 porquês
Análise PM
Folha de auditoria da manutenção autônoma
Relatório de atividades da manutenção autônoma
Folha de cálculo e gráficos de eficiência global dos equipamentos
Acompanhamento dos temas de melhoria individual
Check-lists de prevenção da manutenção desde o projeto
Lista de verificação do grau de maturidade do TPM
As principais etiquetas são:
Detecção de inconveniências
Estágio da manutenção autônoma do equipamento
Ponto de inspeção (ou lubrificação)
O conteúdo do quadro de atividades é:
Nome do grupo
Área/equipamentos do grupo
Membros do grupo (nomes e fotos)
Equipamento modelo
Cronograma de atividades
Objetivo do tema escolhido
Metas
Fotos de melhorias (antes/depois)
Certificado de aprovação/comentários da chefia
Gráficos de acompanhamento de: Número de inconveniências detectadas/eliminadas; Tempo gasto nas atividades de manutenção autônoma; Número de sugestões; Número de quebras dos equipamentos; Eficiência global dos equipamentos.
Além destes itens, deve ser padronizado o uso de cores, não só da pintura de equipamentos, tubulações, válvulas e piso, como também outras formas e controle visual.
Comitê de 5S
As atividades de preparação consistem em:
Planejar e executar o treinamento em 5S
Definir o dia e a forma da “Grande Limpeza”, onde toda a empresa estará mobilizada
Providenciar facilidades necessárias para o descarte (material e equipamento de limpeza, reservatórios, transporte e local de destino para o material descartado)
Organizar destino do material descartado
Visitar empresas em estágio mais avançado de 5S para observar, trazer e divulgar internamente idéias de padrões de controle visual e ordenação de objetos
Planejar e dar apoio à condução dos demais “S”.
Comitê de Educação e Treinamento
Elaborar matriz geral de treinamento, definindo:
Habilidades de manutenção requeridas para operadores e pessoal de manutenção
Preparação do sistema de acompanhamento e controle da aplicação dos treinamentos
Ferramental, dispositivos e peças necessárias ao treinamento prático em oficina
Definição dos treinamentos a serem ministrados, detalhando: Conteúdo programático; Carga horária; População alvo; Instrutores; Responsável pela elaboração do material didático; Locais, datas, horários; Divisão de turmas
Comitê de Manutenção Autônoma
Elaborar a estratégia de implantação da manutenção autônoma por parte dos operadores, nas suas sete etapas, em sintonia com o trabalho das comissões de educação e treinamento e melhoria individual dos equipamentos, definindo: Prazos, Sistemática de avaliação, Seqüência de implantação.
Comitê de Melhoria Individual dos Equipamentos
Elaborar a estratégia de implantação do pilar “melhorias individuais”, definindo sistemática para:
Trabalhos dos grupos de melhorias
Cálculo das perdas
Escolha dos temas de melhoria
Atividades de análise de problemas
Implantação de melhorias
Disseminação horizontal das melhorias para demais equipamentos
Comitê de Manutenção Planejada
Estruturar o sistema de manutenção de modo a eliminar as atividades imprevistas (não planejadas), definindo diretrizes para:
Estrutura organizacional da manutenção
Sistema de informações dos equipamentos (desenhos, cadastros e histórico)
Planejamento estratégico da manutenção
Procedimentos de manutenção
Materiais e sobressalentes
Máquinas, ferramentas e instrumentos
Implantação de técnicas avançadas de diagnóstico de equipamentos
Planejamento e controle dos serviços (programação de serviços, planos de inspeção, lubrificação, pintura, revisões, etc.)
Paradas programadas para manutenção
Avaliação do sistema de manutenção
Comitê de Melhorias no Projeto
Estruturação de um sistema de registro (pela operação e manutenção) das melhorias implementadas nos equipamentos já existentes e encaminhamento ao projeto dos novos equipamentos de forma a reduzir a necessidade de manutenção e perdas de produção.
O sistema abrande também a análise do custo do ciclo de vida (LCC) e risco dos novos projetos de equipamentos.