O que é uma auditoria de TPM?

A implantação da TPM deve monitorada para garantir a correção de desvios na sua fase incipiente. As auditorias têm isso a ferramenta mais eficaz para retroalimentar o planejamento da implantação, incluindo a replicação para outras áeas e equipamentos. Esta auditoria pode ser realizada pela Secretaria e/ou Gestor de TPM, pelo Comitê de Implantação, por uma Consultoria Externa ou por profissionais da empresa ou corporação, desde que sejam independente dos itens em questão. A Auditoria normalmente é feita de maneira modular, ou seja, a estruturação, os pilares e até mesmo os itens de avaliação, podem ser auditados por pessoas diferentes. A auditoria de Manutenção Autônoma normalmente é feita com uma freqüência maior, visando certificar uma etapa e até mesmo liberar a replicação para outras áreas e/ou equipamentos.

OBJETIVOS DA AUDITORIA DE TPM


As auditorias de TPM têm normalmente um ou mais dos seguintes objetivos:

Medir o padrão atual de TPM para posteriormente avaliar a sua evolução;
Verificar o padrão atual de TPM para comparar à meta estabelecida e verificar se a etapa auditada já está consolidada;
Servir como ferramenta de promoção contínua do TPM;
Comparar a evolução do processo de TPM com outros;
Servir como feed-back para avaliação do plano diretor ou do plano de ação;

As auditorias são classificadas como:

* Auditoria externa

É realizada por uma empresa independente da organização auditada.

* Auditoria interna


É realizada pela própria organização auditada, porém com pessoal independente, ou seja, não vinculado à realização da atividade ou à instalação auditada.

* Auto-avaliação


É realizada pela própria equipe de trabalho e tem como objetivo monitorar a evolução do padrão do TPM visando atingir as metas estabelecidas pela organização. Neste caso os avaliadores podem ser:

Gestor ou comitê local do TPM;
O responsável pelo local (Gerente, chefe, etc.), isoladamente ou acompanhado do gestor ou comitê local:
Convidados.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


A metodologia proposta visa instrumentalizar a empresa para fazer uma avaliação qualitativa e quantitativa do TPM. Caso a empresa não esteja adotando o TPM. 

A metodologia utiliza 3 níveis de desdobramentos:

1º.  Desdobramento do TPM em sua estruturação e seus pilares
2º. Desdobramento da estrutura e pilares em itens
3º. Desdobramento de cada item em subitens

Para cada subitem há um critério para pontuação que varia de 0 a 5, de acordo com a tabela 1.

Nota 0 - Não há nada realizado até o momento
Nota 1 - Foi realizado em até 40% do potencial de aplicação
Nota 2 - Foi realizado entre 41 e 60% do potencial de aplicação
Nota 3 - Foi realizado entre 61 e 80% do potencial de aplicação
Nota 4 - Foi realizado entre 81 e 95% do potencial de aplicação
Nota 5 - Foi realizado entre 81 e 95% do potencial de aplicação

Para cada item é dado um peso (de 0 a 3) de acordo com a importância que ele representa dentro da estruturação e para cada pilar (ver tabela 2). Finalmente para a estruturação e para cada pilar é dado um peso de acordo com a importância que ele representa para a empresa.

Peso 0 - O item não tem nenhuma importância
Peso 1 - O item é importante mas não é  imprescindível para o sucesso da estrutura ou do pilar
Peso 2 - O item é imprescindível mas a sua baixa eficiência não impede o avanço das demais atividades
Peso 3 - O item é imprescindível e da sua eficiência depende o avanço das demais atividades

Sugerimos os pesos para cada pilar e para cada item, mas cabe a empresa verificar se estão adequados à sua realidade e necessidade. Os itens ou sub-itens também podem ser alterados os eliminados, porém recomendamos que isto só seja feito após uma análise profunda, para evitar mudança na base de dados em períodos diferentes que são medidos os avanços de TPM.

Para a eficácia da auditoria são necessárias duas condições:

a)    Conhecimento dos fundamentos do TPM

Apesar desta metodologia disponibilizar objetivamente as atividades a serem verificadas para a prática sistemática do TPM, ela não é suficiente para eliminar a necessidade de um maior aprofundamento no assunto. Isto pode ser conseguido através de cursos, livros e/ou visitas à outras empresas com o processo de implantação mais avançado.


b)    Informações consistentes

Além do entendimento sobre o que cada sub-item exige, a coleta de informações é fundamental para a obtenção de um diagnóstico confiável. Portanto, para a realização do diagnóstico devem ser consultados profissionais de diversas áreas e verificadas as consistências das informações, se possível através de dados, e não através de opiniões.

Com os resultados da auditoria a empresa tem um valor macro que pode ser monitorado pela alta gerência, e valores intermediários que são monitorados pela média gerência, coordenador de TPM, equipe responsável por cada pilar ou atividade estratégica, ou até mesmo por departamentos  ou profissionais específicos.

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