Como auditar o Pilar de Educação e Treinamento?
1. Avaliação do programa de treinamento atual e fixação da política e estratégia de prioridade
Sugestão de peso: 1
Objetivo: Avaliar o planejamento para o treinamento das equipes de Manutenção e de Produção de acordo com as necessidades e o perfil atual.
Tópicos à avaliar:
a) Foram levantadas as necessidades da equipe de manutenção e da produção com a implantação do TPM?
b) Foram levantados os perfis atuais das equipes de Manutenção e Produção (individualizado)?
c) Foi elaborado um Plano de treinamentos para atender as necessidades dos profissionais da Manutenção e da Produção?
d) Foi elaborado o Plano para possíveis contratações de treinamentos e até mesmo de alguns profissionais?
2. Elaboração dos programas de treinamento para melhorar habilidades da Operação e Manutenção
Sugestão de peso: 2
Objetivo: Avaliar os preparativos para os treinamentos da manutenção e da Produção.
Tópicos à avaliar:
a) Estão definidos os responsáveis pelos treinamentos em salas de aulas e nos locais de trabalho?
b) Qual o nível de elaboração de Lições de Um Ponto de conhecimento básico para possibilitar o treinamento?
c) Qual o nível de preparação de ferramental para treinamento prático?
3. Implementação do treinamento
Sugestão de peso: 3
Objetivo: Avaliar o nível real de evolução dos treinamentos.
Tópicos à avaliar:
a) Estão definidos os conteúdos e materiais para treinamento?
b) Qual o avanço dos treinamentos realizados em salas de aula?
c) Qual o avanço dos treinamentos realizados nos locais de trabalho (on-the-job-training)?
d) Qual está sendo a eficácia dos treinamentos pelos treinandos e pelos seus líderes?
4. Projeto e desenvolvimento de um programa de desenvolvimento de habilidades
Sugestão de peso: 1
Objetivo: Avaliar se a empresa reconhece os ganhos de habilidades obtidos após os treinamentos.
Tópicos à avaliar:
a) Foi revista a política de remuneração em função do TPM?
b) Há um sistema de reconhecimento em função dos treinamentos recebidos?