Etapa 6 – Lançamento do TPM
O evento de lançamento do TPM tem como finalidades:
a) Estabelecer um marco na data em que se inicia o desafio de reduzir a zero as perdas nos equipamentos;
b) Informar a todos os empregados a diretriz geral, as metas, o método, os prazos e os recursos alocados;
c) Explicitar a todos o firme propósito da direção de liderar pessoalmente o processo;
d) Criar nos empregados a autoconfiança e espírito de equipe para atacar de frente o desafio, com o apoio da direção.
e) estabelecer o compromisso de todos (direção e empregados) perante suas famílias, clientes, fornecedores e comunidade, do propósito de melhorar a empresa e suas vidas.
O evento é preparado pela comissão de divulgação com a seguinte estruturação:
Local
Deve ter capacidade para no mínimo 30% dos empregados da empresa, podendo ser um auditório, ou uma quadra de esportes ou mesmo um pátio da empresa.
Duração : 2 horas
Convidados:
Devem ser emitidos convites para:
• Todos os empregados
• Empresas coligadas e controladas
• Principais clientes
• Principais fornecedores
• Representantes da comunidade
• Famílias (a depender do horário, local e atividades sócio-esportivas acopladas ao evento)
Condução do evento: Secretaria do TPM
Programação
• Abertura feita pelo representante da Secretaria da Qualidade, apresentando os objetivos e os representantes da direção da empresa presentes.
• Apresentação da equipe de implantação do TPM (Secretaria de TPM e comissões)
• Apresentação do objetivo/diretriz global e metas.
• Apresentação sumária do cronograma de implantação
• Palavra da diretoria, enfatizando a importância do programa para a empresa, empregados, clientes e comunidade; e a disposição da empresa em investir nas pessoas e equipamentos.
• Apresentação da área piloto/equipamento modelo e pequeno grupo piloto de operadores.
• Palavra do líder do grupo piloto externando a expectativa dos empregados quanto ao programa.
• Apresentação das atividades que iniciarão na semana seguinte (demonstração objetiva de que o programa realmente está iniciando).
• Inauguração do marco alusivo à data (opcional).
• Atividades sócio-esportivas para a integração e confraternização (opcional).
Material de divulgação
• Cartilha contendo a síntese do plano diretor: objetivos, diretrizes e metas globais, estrutura de implantação, cronograma macro, área/equipamento/grupo modelo.
• Faixas e/ou outdoors.
• Brindes alusivos
• Filmar e fotografar o evento para registro e divulgação nos meios de comunicação internos da empresa.
O trabalho não deve ser iniciado sem que esteja estabelecida sua estratégia. O processo é como o lançamento de um foguete; tudo tem que ser previsto antes, para que ocorra a máxima impulsão e máxima segurança.
No TPM, a segunda chance de lançamento é quase impossível, razão pela qual o investimento nesta preparação deve ser cuidadoso e não pode ser atropelado.