Etapa 6 – Lançamento do TPM

O evento de lançamento do TPM tem como finalidades:

a)    Estabelecer um marco na data em que se inicia o desafio de reduzir a zero as perdas nos equipamentos;
b)    Informar a todos os empregados a diretriz geral, as metas, o método, os prazos e os recursos alocados;
c)    Explicitar a todos o firme propósito da direção de liderar pessoalmente o processo;
d)    Criar nos empregados a autoconfiança e espírito de equipe para atacar de frente o desafio, com o apoio da direção.
e)    estabelecer o compromisso de todos (direção e empregados) perante suas famílias, clientes, fornecedores e comunidade, do propósito de melhorar a empresa e suas vidas.

O evento é preparado pela comissão de divulgação com a seguinte estruturação:

Local

Deve ter capacidade para no mínimo 30% dos empregados da empresa, podendo ser um auditório, ou uma quadra de esportes ou mesmo um pátio da empresa.

Duração : 2 horas


Convidados:

Devem ser emitidos convites para:

•    Todos os empregados
•    Empresas coligadas e controladas
•    Principais clientes
•    Principais fornecedores
•    Representantes da comunidade
•    Famílias (a depender do horário, local e atividades sócio-esportivas acopladas ao evento)

Condução do evento: Secretaria do TPM

Programação

•    Abertura feita pelo representante da Secretaria da Qualidade, apresentando os objetivos e os representantes da direção da empresa presentes.
•    Apresentação da equipe de implantação do TPM (Secretaria de TPM e comissões)
•    Apresentação do objetivo/diretriz global e metas.
•    Apresentação sumária do cronograma de implantação
•    Palavra da diretoria, enfatizando a importância do programa para a empresa, empregados, clientes e comunidade; e a disposição da empresa em investir nas pessoas e equipamentos.
•    Apresentação da área piloto/equipamento modelo e pequeno grupo piloto de operadores.
•    Palavra do líder do grupo piloto externando a expectativa dos empregados quanto ao programa.
•    Apresentação das atividades que iniciarão na semana seguinte (demonstração objetiva de que o programa realmente está iniciando).
•    Inauguração do marco alusivo à data (opcional).
•    Atividades sócio-esportivas para a integração e confraternização (opcional).

Material de divulgação

•    Cartilha contendo a síntese do plano diretor: objetivos, diretrizes e metas globais, estrutura de implantação, cronograma macro, área/equipamento/grupo modelo.
•    Faixas e/ou outdoors.
•    Brindes alusivos
•    Filmar e fotografar o evento para registro e divulgação nos meios de comunicação internos da empresa.


O trabalho não deve ser iniciado sem que esteja estabelecida sua estratégia. O processo é como o lançamento de um foguete; tudo tem que ser previsto antes, para que ocorra a máxima impulsão e máxima segurança.

No TPM, a segunda chance de lançamento é quase impossível, razão pela qual o investimento nesta preparação deve ser cuidadoso e não pode ser atropelado.

Certificação 5S

 

Certifique sua empresa no 5S
Desde 1996 a PDCA criou o Certificado de 5S com o objetivo de motivar áreas de trabalho ou a própria à buscar um padrão mundial de 5S. A auditoria é feita diretamente pelo Consultor Haroldo Ribeiro. Para maiores informações clique aqui ou envie um e-mail para a PDCA com o título “Certificação em 5S”. Faça parte do grupo de elite

TPM

Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

5S

Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

Livros Impressos

Livros Impressos1.fw

Livros Digitais (eBooks)

Adquira aqui todos os produtos do Consultor Haroldo Ribeiro

Livros Digitais

Cursos Digitais

Foto - Neutra