Etapa 7 – Pilar Melhorias Individuais


O pilar de Melhoria Individual dos equipamentos focaliza o gerenciamento do equipamento, especialmente a sua melhoria. Tem a particularidade de aplicar técnicas de solução de problemas em pequenos grupos, além de necessitar da participação de operadores, pessoal da manutenção, supervisores e engenheiros (podendo envolver também o pessoal de Vendas). Algumas empresas dão a este pilar a denominação de Melhorias Específicas, Melhorias focadas ou de Kaizen. Na prática é um pilar que visa medir e atacar as perdas.

O (re)conhecimento das grandes perdas, as medidas, etapas e ferramentas para a obtenção da quebra zero é fundamental para a promoção da melhoria individual do equipamento. 

Este pilar é implementado através de dez atividades:

Atividade 1 - Seleção dos Equipamentos / Processos como Modelo

Identificar os equipamentos/processos que possuam maiores perdas, gargalos e/ou possibilitem replicação horizontal (relatórios de produção, perdas, financeiros, investimentos e outros).

Atividade 2 - Constituição e Capacitação dos Grupos de Trabalho


Formar grupo de Melhorias Individuais (engª fábrica, engª manutenção, manutenção e outros) e definir o líder de cada equipamento/time ou célula;
Treinar o grupo na estrutura do Pilar de Melhorias Individuais;                
Treinar o grupo sobre cálculo de eficiência – Rendimento Operacional Global (ROG), Disponibilidade (D), Índice de Produção (IP), Índice de Performance Operacional (IPO) e Índice de de Qualidade (IQ).
Treinar o grupo na metodologia das 16 grandes perdas.

Atividade 3 - Levantamento das Perdas Atuais


Elaborar uma planilha para levantamento de todas as perdas associadas às paradas/ reparos dos equipamentos/ processos;
Determinar através de cálculo da eficiência global do(s) equipamento(s), o IEP (perdas por falhas operacionais), IET (manutenção - perdas de tempo por defeitos do equipamento, set-up (perdas de tempo para troca de facas, formato, cargas e outros) e IEQ (qualidade - perdas oriundas de matéria prima e embalagens)
Classificar e separar as perdas do processo/equipamentos dentro do conceito das 16 grandes perdas
Elaborar gráfico de Pareto com as principais perdas classificadas.

Atividade 4 - Definição dos Temas e Metas para Melhorias


Definir o(s) tema(s) que representa(m) a maior(es) perda(s), utilizando-se do gráfico de Pareto;
Reunir a equipe envolvida e treiná-los nos conceitos/demonstração do Rendimento Operacional Global (ROG) e na metodologia das 16 grandes perdas;
Definir com a equipe cronograma de reuniões para análise das perdas;
Definir metas para os temas levantados com objetivo de eliminar ou reduzir ao máximo as perdas.

Atividade 5 - Elaboração do Plano de Melhorias


Reunir a equipe para analisar a causa raiz da(s) perda(s) identificada(s) através de ferramentas da metodologia (análise dos porquês, análise de falha e outras);
Elaborar árvore de causa para as possíveis causas identificadas;
Priorizar a melhoria a ser implementada, identificando o possível ganho em relação a eficiência global (percentual de ganho);
Estabelecer metas para implementação das melhorias; 
Elaborar um cronograma detalhado com prazos previstos para início e término das atividades;
Enviar os rascunhos do plano para análise do Grupo de Melhorias Individuais.

Atividade 6 - Mapeamento das análises e Medidas Defensivas


Definir recursos necessários para implementação das melhorias;
Elaborar procedimento provisório até que a melhoria seja implementada;
Consensar as ações propostas com todas as turmas, procedendo ajustes necessários;
Apresentar o plano de ação para equipe, validando as ações propostas;
Elaborar gráficos com os indicadores de Produtividade, Qualidade, Custo, Atendimento, Segurança, Moral.

Atividade 7 - Implementação da Melhoria

Acompanhar a implementação da melhoria e corrigir possíveis desvios (prazos, recursos e outros).

Atividade 8 - Comprovação dos Resultados

Levantar dados suficientes para análise da situação atual da perda(s) selecionada(s) após implementação da melhoria;
Comprovar os resultados obtidos com as metas estabelecidas;
Comprovar o ganho obtido com o Índice de Eficiência Global.

Atividade 9 - Tomada de Providência para Evitar a Recorrência


Estabelecer procedimentos e padrões operacionais/ manutenção que definam as atividades a serem seguidas evitando a recorrência;
Elaborar cronograma para disseminação de melhorias em equipamentos/ processos;
Realizar diagnóstico periódico para garantir a aplicação da metodologia.

Atividade 10 - Disseminação das Melhorias Implementadas em equipamentos / processos.


Replicar a melhoria implantada em equipamentos / processos semelhantes;
Retornar as atividades a partir da Atividade 4.

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