Como reduzir e eliminar as grandes perdas?

Evidentemente os tipos de perdas e a forma de atacá-las variam de processo para processo. As sugestões apresentadas abaixo são superficiais e genéricas, servindo apenas para orientar o leitor na metodologia de tratar cada uma delas.

Perdas por Parada Programada/defeito/falhas do equipamento


Reduzir períodos de paradas
Melhorar a eficiência da equipe de manutenção Reduzir períodos de paradas
Melhorar a eficiência da equipe de manutenção
Criar novas atitudes. Entender os dois tipos de quebras: perda da função e redução da função
Melhorar o gerenciamento do equipamento atacando as quebras crônicas (melhorar a relação entre Manutenção e Operação e dimensionar as perdas)
Expor defeitos ocultos (física e psicologicamente)
Manter condições básicas do equipamento - limpeza, lubrificação e aperto de parafusos
Cumprir as condições de operação
Restaurar deterioração
Corrigir projetos ineficazes
Melhorar habilidades da Operação e Manutenção)

Perdas por Ajustes


Manter alta a qualidade dos produtos, custo baixo, prazo de entrega adequados
Melhorar o produto principal
Desenvolver e lançar novos produtos.
Eliminar as operações ineficazes de ajustes 
Melhorar os ajustes inevitáveis
Elaborar planos de produção baseados na demanda e no estoque.

Perdas por Setup

Revisar os procedimentos de Setup, principalmente melhorando a linguagem
Converter setup interno em externo – Fazer pré-montagem, usar padrões e gabaritos, eliminar ajustes, usar gabaritos intermediários
Encurtar tempo de setup interno - simplificar mecanismos de aperto, adotar operações paralelas, otimizar o número de trabalhadores e divisão de mão-de-obra

5.4. Perdas por Falhas de Processo

Atacar vazamentos devido à corrosão, folgas excessivas e trincas
Atacar e prevenir entupimentos
Atacar fontes de contaminação
Prevenir geração de pó
Prevenir erros operacionais
Promover medidas contra falhas e danos no equipamento
Promover medidas para defeitos do produto

Perdas por Ociosidade e Pequenas Paradas

Notificar as perdas
Melhorar as ações corretivas
Observar o fenômeno intensamente)
Corrigir pequenos defeitos nos componentes e gabaritos
Conduzir Análise P-M
Determinar condições ótimas
Eliminar projetos deficientes

Perdas por Baixo Desempenho

Melhorar layout das tubulações para facilitar limpeza
Melhorar os métodos pelo qual os materiais são transformados
Melhorar métodos de reciclagem ou equipamentos que retirem resíduos do sistema
Eliminar ajustes intuitivos
Prevenir entupimentos alterando-se a inclinação ou melhorando revestimentos internos
Prevenir adesão introduzindo métodos de limpeza ou usar material com melhores propriedades anti-aderentes
Verificar com Manual do Equipamento e/ou Fabricante a velocidade de projeto
Verificar a diferença entre situação atual e a especificada
Investigar problemas passados; princípios e teorias do processo; mecanismos
Aplicar metodologias de Solução de Problemas


Perdas por defeitos Crônicos do Produto


Comparar produtos, processos, efeitos mudando partes
Investigar novos métodos de medição
Estudar a relação entre partes do equipamento e características da qualidade

Perdas de Materiais e Energia


Simplificar Processos
Reduzir o estoque de sobressalentes
Reduzir Hora-Extra
Reduzir tempo de limpeza
Implementar controles automáticos
Reduzir freqüência de mudança de linha
Reduzir perdas com logística
Implementar tecnologia de informação
Reduzir tempo com análises e ensaios

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