Etapa 11 – Pilar Melhorias no Projeto
Este pilar tem várias outras denominações:
- Prevenção da Manutenção
- Melhoria Inicial
- Gestão do Equipamento
Consiste em incrementar a interface entre engenharia de projeto e engenharia de manutenção.
Atividades de prevenção são conduzidas durante as fases de projeto, fabricação, instalação e teste em vazio, e comissionamento (estabelecimento de operação normal com produção comercial).
São os seguintes os objetivos da deste pilar:
a) Reduzir a necessidade de manutenção do equipamento;
b) Produzir equipamentos com confiabilidade; facilidade de operação, de manutenção e de implementação de Manutenção Autônoma; tempos curtos de partida após a instalação e segurança.
A meta desejada com a aplicação deste pilar é a redução do custo do ciclo de vida (LCC) do equipamento.
Um grande erro cometido pelas empresas no desenvolvimento de novos projetos e na especificação de novos equipamentos é não consultar as pessoas que serão operarão os processos e equipamentos, bem como aqueles que serão responsáveis pela sua mantenibilidade. Normalmente estes profissionais só são envolvidos quando o projeto já está pronto, os equipamentos comprados e até mesmo depois de instalados. Com isto, vários problemas são corrigidos por um custo bem mais alto, ou até mesmo passa a se conviver com eles, restringindo a produtividade, e em algumas vezes comprometendo os padrões de qualidade e segurança. Além disto, no momento da aquisição de um equipamento é comum as empresas visualizarem apenas os custos diretamente ligados à compra, tais como o planejamento, o projeto e desenvolvimento e a fabricação. Porém, a empresa deve ter uma visão mais abrangente dos custos envolvidos com a operacionalização do equipamento, tais como:
Custo de distribuição do produto (embalagem, transporte, manuseio, armazenamento, estocagem);
Custos de operações (instalações, energia, utilidades);
Custos de manutenção (assistência técnica, oficina de manutenção, estrutura de manutenção, mão-de-obra especializada);
Custos de treinamento
Custos de estoque de sobressalentes;
Custos de ferramentas e equipamentos de teste;
Custos de reforma e alienação.
Este pilar possibilita a criação de uma cultura para o Custo do Ciclo de Vida de equipamentos e processos.
ETAPAS DE IMPLANTAÇÃO DO PILAR DE MELHORIAS NO PROJETO
Este pilar pode ser desenvolvido através de quatro etapas:
Etapa 1 - Investigar e analisar a situação atual
Para os principais problemas, investigar e analisar o que foi feito nos últimos dois anos:
Desenhar o fluxograma de trabalho atual
Identificar problemas no fluxo
Esclarecer os mecanismos adotados para prevenir problemas no estágio de cotação do equipamento
Estabelecer quais problemas ocorrem na produção piloto, teste de operação, início de operação e quais ações corretivas foram tomadas
Identificar alguns atrasos que ocorrem durante a produção piloto, teste de operação e início de operação
Pesquisar quais as informações que estão sendo coletadas para o objetivo de projeto de produto ou equipamento com altos níveis de utilidade, fabricabilidade, facilidade de garantia da qualidade, manutenibilidade, confiabilidade, segurança e competitividade.
Etapa 2 - Estabelecer um sistema de Prevenção da Manutenção
Após a etapa anterior, desenvolvem-se as seguintes atividades:
Investigar e projetar a estrutura básica requerida e definir seu escopo de aplicação
Investigar e estabelecer um sistema para acumular e usar as informações requeridas
Desenhar ou revisar os padrões e formulários necessários para operar o sistema
Etapa 3 - Iniciar o novo sistema e promover treinamento
Iniciar o projeto modelo para garantir o sistema e melhorar a performance de cada um, através das seguintes atividades:
Envolver as atividades passo-a-passo para cada fase e tópico
Ao mesmo tempo, treinar as pessoas nos padrões técnicos requeridos para implementar o novo sistema
Em cada passo, avaliar o novo sistema em termos de como as pessoas estão entendendo, como estão suas habilidades no uso da técnica, como está o retorno do uso no local de trabalho.
Usar os resultados desta avaliação para manter ou modificar o sistema e os vários padrões e documentos
Registrar os ganhos com o uso do sistema
Etapa 4 - Aplicar o novo sistema definitivamente
Aplicar o novo sistema em todas as áreas
Otimizar o custo do ciclo de vida e garantir o uso de informações no projeto de equipamentos e produtos
Identificar problemas que ocorrem em cada estágio.
Com a prática do TPM todas as sugestões apresentadas para a melhoria do equipamento atual devem ser canalizadas para o futuro equipamento, uma vez que após a sua fabricação, dos possíveis problemas apresentados 95% só poderão ser solucionados com um novo projeto, ficando apenas 5% das melhorias dependentes do pessoal de manutenção e operação.