Quais indicadores podem medir os efeitos do TPM?

Cada empresa deve escolher os indicadores mais apropriados para medir os efeitos do TPM. De maneira geral, as empresas escolhem alguns dos indicadores abaixo:

Produtividade (P)
Aumento da produtividade do trabalho (Índice de Produção) 
Aumento da produtividade do equipamento (Índice de Performance) 
Aumento do rendimento do produto (Índice de Qualidade) 
Aumento do MTBF (tempo médio entre falhas)
Diminuição do MTTR (tempo médio entre reparos)
Aumento da disponibilidade de manutenção

Qualidade (Q)
Redução de defeitos em processos
Redução de produtos não conforme 
Redução de reclamações de clientes 
Redução da taxa de rejeito 
Redução dos custos das medidas de correção dos defeitos de qualidade
Redução dos custos de reprocesso
Maior qualidade percebida

Custo (C)
Redução do custo fixo
Redução do custo variável
Redução do custo de manutenção 
Redução das horas trabalhadas de manutenção        
Redução do consumo de energia

Atendimento (A)
Redução do estoque final
Redução dos atrasos            
Redução do estoque em processo
Redução do estoque de materiais
Redução do prazo de entrega
Aumento da rotatividade dos estoques

Segurança (S)
Zero acidente
Zero poluição
Redução do número de paradas por acidente
Eliminação dos incidentes / acidentes poluidores
Aumento do nível de melhorias nas exigências de meio-ambiente
Aumento das horas de treinamento sobre segurança
Aumento no número de melhorias de segurança

Moral (M)
Aumento no número de sugestões de melhorias 
Aumento das reuniões de pequenos grupos
Aumento das horas de treinamento
Aumento do número de lições ponto a ponto - LPP
Aumento do número de análise dos porquês
Aumento da quantidade de incoveniências identificadas
Diminuição da resolução de etiquetas (azuis e vermelha)
Diminuição do número de faltas
Melhoria do clima organizacional 
Melhor entendimento de tarefas/trabalhos 
Melhoria das comunicações internas

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TPM

Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

5S

Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

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