Qual o papel do “Número 1”?
Não é novidade nenhuma falar que o sucesso de qualquer proposta de melhoria que permeie toda a organização e promova mudanças culturais profundas nas pessoas que para ela trabalham, dependem do apoio de seu líder maior. Esta liderança está relacionada à amplitude da proposta de melhoria. No caso do 5S, isto significa que, caso esteja sendo implantado por toda a organização, seus diretores devem demonstrar comprometimento para com os níveis imediatamente inferiores. Este comprometimento é demonstrado através da seguinte postura:
a) Inserir o 5S como pauta de reuniões periódicas;
b) Fazer avaliação nos pontos críticos (realização de treinamentos, realização do lançamento de 5S, análise das avaliações);
c) Introduzir o padrão de 5S na análise de resultados das instalações sob responsabilidade de cada um dos profissionais de nível imediatamente inferior;
d) Realizar visitas periódicas às instalações com o foco para o 5S (“Plant-tour");
e) Participar como avaliador do 5S;
f) Fazer pronunciamentos verbais e por escrito sobre o tema;
g) Participar ativamente de eventos relacionados ao 5S.
O número 1 deve lembrar que o sucesso do 5S depende, em primeiríssimo lugar, da sua postura, fazendo-se presente e crítico nos momentos mais importantes da sua implantação (discussão com a consultoria; discussão e aprovação do plano diretor; participação no dia de lançamento; participação nos reconhecimentos locais e gerais; participação no processo de avaliação).
Nos casos em que o número 1 ainda não conhece o 5S, uma boa tática, além da tentativa de fazê-lo participar de eventos sobre o tema, é introduzir o 5S em uma das instalações que possa demonstrar, rapidamente, os benefícios mais imediatos (os efeitos estéticos), e promover a sua visita à esta instalação.