Qual o papel do “Número 1”?



Não é novidade nenhuma falar que o sucesso de qualquer proposta de melhoria que permeie toda a organização e promova mudanças culturais profundas nas pessoas que para ela trabalham, dependem do apoio de seu líder maior. Esta liderança está relacionada à amplitude da proposta de melhoria. No caso do 5S, isto significa que, caso esteja sendo implantado por toda a organização, seus diretores devem demonstrar comprometimento para com os níveis imediatamente inferiores. Este comprometimento é demonstrado através da seguinte postura:

a)    Inserir o 5S como pauta de reuniões periódicas;
b)    Fazer avaliação nos pontos críticos (realização de treinamentos, realização do lançamento de 5S, análise das avaliações);
c)    Introduzir o padrão de 5S na análise de resultados das instalações sob responsabilidade de cada um dos profissionais de nível imediatamente inferior;
d)    Realizar visitas periódicas às instalações com o foco para o 5S (“Plant-tour");
e)    Participar como avaliador do 5S;
f)    Fazer pronunciamentos verbais e por escrito sobre o tema;
g)    Participar ativamente de eventos relacionados ao 5S.

O número 1 deve lembrar que o sucesso do 5S depende, em primeiríssimo lugar, da sua postura, fazendo-se presente e crítico nos momentos mais importantes da sua implantação (discussão com a consultoria; discussão e aprovação do plano diretor; participação no dia de lançamento; participação nos reconhecimentos locais e gerais; participação no processo de avaliação).

Nos casos em que o número 1 ainda não conhece o 5S, uma boa tática, além da tentativa de fazê-lo participar de eventos sobre o tema, é introduzir o 5S em uma das instalações que possa demonstrar, rapidamente, os benefícios mais imediatos (os efeitos estéticos), e promover a sua visita à esta instalação.

Certificação 5S

 

Certifique sua empresa no 5S
Desde 1996 a PDCA criou o Certificado de 5S com o objetivo de motivar áreas de trabalho ou a própria à buscar um padrão mundial de 5S. A auditoria é feita diretamente pelo Consultor Haroldo Ribeiro. Para maiores informações clique aqui ou envie um e-mail para a PDCA com o título “Certificação em 5S”. Faça parte do grupo de elite

TPM

Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

5S

Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

Livros Impressos

Livros Impressos1.fw

Livros Digitais (eBooks)

Adquira aqui todos os produtos do Consultor Haroldo Ribeiro

Livros Digitais

Cursos Digitais

Foto - Neutra