Divulgação de resultados e Estabelecimento de metas

Divulgação dos resultados

Até o segundo ciclo de auditorias, a recomendação é que os resultados das auditorias sejam divulgados apenas para as próprias áreas (porém o resultado geral da organização pode ser divulgado sem especificar as notas de cada área). A partir do terceiro ciclo os resultados podem ser divulgados em reuniões gerenciais e em pontos estratégicos da organização, contendo as seguintes informações:

•    Relação das áreas e respectivos responsáveis
•    Notas de cada um dos “S”e dos 3S ou 5S de cada área, por ordem decrescente
•    Média de 3S ou 5S de, no mínimo 2 avaliações anteriores
•    Evolução percentual entre a nota atual e a anterior e entre as notas atual e primeira
•    Classificação de acordo com as notas (exemplo: 20% das áreas com notas inferiores a 50%; 30% das áreas com notas entre 51% e 70%, etc.).
•    Informar as áreas que serão reconhecidas
•    Apresentar um gráfico de evolução da organização

Definição de metas

Uma vez emitidos os relatórios e divulgados os resultados, a recomendação é que a coordenação das auditorias cobre as áreas auditadas as metas para a próxima auditoria, informando-lhes quando esta ocorrerá. Um prazo de 15 dias após a emissão do relatório para a definição de metas é razoável. Ao receber as metas, deve ser feita uma análise quanto às metas muito conservadoras ou muito otimistas. Isto pode ser feito de acordo com a Tabela 26.

Se uma análise apontar notas muito conservadoras e muito otimistas, o responsável pela área auditada pode ser consultado para que seja definida a meta. Para as mais conservadoras, pode ser consultado o líder do responsável pela área auditada buscando comprometê-lo na decisão, principalmente quando a sistemática de reconhecimento prevê o atingimento de metas como um dos elementos de destaque.

Certificação 5S

 

Certifique sua empresa no 5S
Desde 1996 a PDCA criou o Certificado de 5S com o objetivo de motivar áreas de trabalho ou a própria à buscar um padrão mundial de 5S. A auditoria é feita diretamente pelo Consultor Haroldo Ribeiro. Para maiores informações clique aqui ou envie um e-mail para a PDCA com o título “Certificação em 5S”. Faça parte do grupo de elite

TPM

Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

5S

Sua empresa tem o 5S como Processo Educacional ou como um Programa de Ordem e Limpeza?
Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

Livros Impressos

Livros Impressos1.fw

Livros Digitais (eBooks)

Adquira aqui todos os produtos do Consultor Haroldo Ribeiro

Livros Digitais

Cursos Digitais

Foto - Neutra