Divulgação de resultados e Estabelecimento de metas
Divulgação dos resultados
Até o segundo ciclo de auditorias, a recomendação é que os resultados das auditorias sejam divulgados apenas para as próprias áreas (porém o resultado geral da organização pode ser divulgado sem especificar as notas de cada área). A partir do terceiro ciclo os resultados podem ser divulgados em reuniões gerenciais e em pontos estratégicos da organização, contendo as seguintes informações:
• Relação das áreas e respectivos responsáveis
• Notas de cada um dos “S”e dos 3S ou 5S de cada área, por ordem decrescente
• Média de 3S ou 5S de, no mínimo 2 avaliações anteriores
• Evolução percentual entre a nota atual e a anterior e entre as notas atual e primeira
• Classificação de acordo com as notas (exemplo: 20% das áreas com notas inferiores a 50%; 30% das áreas com notas entre 51% e 70%, etc.).
• Informar as áreas que serão reconhecidas
• Apresentar um gráfico de evolução da organização
Definição de metas
Uma vez emitidos os relatórios e divulgados os resultados, a recomendação é que a coordenação das auditorias cobre as áreas auditadas as metas para a próxima auditoria, informando-lhes quando esta ocorrerá. Um prazo de 15 dias após a emissão do relatório para a definição de metas é razoável. Ao receber as metas, deve ser feita uma análise quanto às metas muito conservadoras ou muito otimistas. Isto pode ser feito de acordo com a Tabela 26.
Se uma análise apontar notas muito conservadoras e muito otimistas, o responsável pela área auditada pode ser consultado para que seja definida a meta. Para as mais conservadoras, pode ser consultado o líder do responsável pela área auditada buscando comprometê-lo na decisão, principalmente quando a sistemática de reconhecimento prevê o atingimento de metas como um dos elementos de destaque.