5S na Vida Pessoal
Haroldo Ribeiro
Apesar da implantação do 5S ser de iniciativa das empresas, cada vez mais há uma tendência das pessoas levarem os conceitos para as suas casas contribuindo para os benefícios semelhantes aos que ocorrem nos ambientes de trabalho, bem como na educação comportamental de filhos e cônjuges. Seguem algumas dicas para que o 5S seja estendido para a nossa casa.
No SEIRI, Senso de Utilização, definir um dia para que cada pessoa da família, individualmente ou em grupo, escolha um ambiente ou local para fazer uma análise de todos os recursos mantidos ali. Cozinha, garagem, despensa, armários e aquele “quartinho da bagunça” normalmente contêm materiais sem utilidade e com defeitos. Há que ser quebrado o sentimento de apego para aquilo que não tem nenhum valor sentimental. Isto não é fácil, mas os apelos para se desfazer destes recursos são dois. Primeiro, que o espaço atual não comporta tantos recursos; Segundo, que estes recursos poderiam ser úteis para outras pessoas, inclusive carentes. Uma surpresa positiva desta prática é encontrar coisas que há tempo não eram encontradas.
No SEITON, Senso de Ordenação, o espaço liberado com a prática do SEIRI, possibilita uma melhor organização daquilo que é útil. Identificar caixas, embalagens, envelopes de documentos, álbuns de fotografias, fitas VHS e DVDs para facilitar o acesso e a manutenção da ordem no dia-a-dia.
O SEISO, Senso de Limpeza, no primeiro momento é exercitado durante o SEIRI. Ao fazer a verificação dos ambientes citados no inicio, é normal se fazer uma limpeza geral nos locais que não são limpos no dia-a-dia. Frequentemente são encontrados não somente poeira acumulada, mas a presença de insetos, mofos, cupim, ferrugem, vazamento de água e outras irregularidades. Após esta atividade inicial, podem ser estabelecidas freqüências de limpeza para estes ambientes e compartimentos. Não confundir esta freqüência coma limpeza ou faxina feita independente do 5S.
No SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, podem ser discutidos alguns aspectos de higiene tais como: asseio pessoal, uso do banheiro, higiene bucal, higiene da cozinha, destinação do lixo, etc. Vários aspectos relacionados à saúde podem ser discutidos: hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, obesidade mórbida, postura ao sentar e deitar, etc. É importante se informar sobre cada assunto com especialistas e/ou consultas à literaturas específicas.
No SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, são discutidos os comportamentos inadequados de um que prejudica o outro. Apesar de parecer gerar um atrito, já que ninguém gosta de ser criticado ou está disposto a abrir mãos de suas comodidades, esta discussão deixa claro para todos o que cada um sente e é incomodado. Com o tempo, a tendência é aumentar o nível de respeito às individualidades sem perder o espírito de equipe.
A redução do desperdício de alimentos, água e energia, a redução das despesas com compras daquilo que realmente é necessário, um casa mais limpa e organizada, uma família com bons hábitos de higiene e saúde e um lar com um ambiente mais harmonioso, são os resultados naturais da prática constante do 5S em casa. Além disto, o 5S forma um espírito de cidadania que promove uma sociedade com melhores valores e possibilita profissionais adentrando ao mercado de trabalho com os hábitos que as empresas investem e buscam com a implantação do Programa. Este ciclo positivo seguramente gera, à médio e longo prazos, um mundo melhor.
Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão e autor de vários livros, inclusive "A Bíblia do 5S”
www.pdca.com.br - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.