Qual a amplitude de atuação do 5S?
É a prática das atividades do 5S que promove a incorporação de ricos valores nas pessoas, tornando-as mais conscientes dos seus direitos e de suas obrigações. A educação possui duas vertentes: A técnica e a comportamental. A carência técnica das pessoas é suprida com uma melhor escolaridade e capacitação, enquanto a carência comportamental pode ser preenchida pelo desenvolvimento do 5S. Desta forma, o 5S ganha uma amplitude de aplicação tão vasta quanto à própria educação comportamental.
5S em Grandes Corporações
O desenvolvimento do 5S em grandes corporações passa pelas dificuldades naturais que outros processos. Por ter unidades espalhadas e um grande contingente, é aconselhável que a implantação seja iniciada por pilotos, uma vez que as experiências neles vivenciadas podem servir como base para as demais unidades.
Caso o interesse pelo 5S seja despertado pela alta cúpula, a contratação de uma consultoria é o mais aconselhável. Quando o interesse é de uma das unidades da corporação, a direção local pode desenvolver o 5S por conta própria, se acreditar que é o mais prático. Posteriormente poderá apresentar os resultados para a alta cúpula e convencê-la em estender a implantação para outras instalações.
5S nas micro e pequenas empresas
A introdução do 5S em micro e pequenas empresas representa uma grande importância para sua disseminação na sociedade, pois esta segmento de mercado é responsável pela maior parte da nossa economia, ocupando boa parte do mercado de trabalho, formal e informal..
Alguns fatores são característicos da maioria das micro e pequenas empresas:
a) Quadro de profissionais com baixa qualificação, onde uma parcela é composta de colaboradores das médias e grandes organizações;
b) Baixo nível de escolaridade;
c) Muitas vezes, os salários que não satisfazem às necessidades básicas dos colaboradores;
d) “Turn-over” mais elevado que o das médias e grandes organizações;
e) São prestadoras de serviço ou comercializam produtos. Isto significa que seus colaboradores têm um contato maior com o cliente, obrigando-os a oferecerem um atendimento de qualidade. E como oferecer este atendimento com os problemas apresentados acima?
O 5S pode amenizar bastante os efeitos destes fatores!
Nas micro e pequenas empresas que adotam o 5S, o que se constata é a deficiência na sua manutenção. Basicamente o programa só vai até a “Grande Limpeza”. Talvez por uma questão da incorreta interpretação dos conceitos, o empresário acredita que o objetivo do 5S é apenas a melhoria das instalações. Logo, mesmo sem um tempo de prática do 5S suficiente para haver transformações do homem, os empresários deste segmento dão-se por satisfeitos. Porém, o retorno à antiga situação é apenas questão de tempo no que se refere às instalações, já que as deficiências decorrentes do baixo padrão educacional continuam a existir.
A sugestão para evitar isto, é a correta interpretação do 5S, trazendo como conseqüência uma dedicação do empresário, também no estágio de manutenção. Devido ao porte e estrutura gerencial simplificada, as micros e pequenas empresas têm muito mais facilidade de conduzir o 5S, resultando em um período de tempo menor para a sua consolidação, comparando-se com organizações de médio e grande portes.
O modelo de implantação proposto neste livro se adequa perfeitamente às micros e pequenas e empresas, necessitando apenas um redimensionamento dos recursos propostos.
5S nas Instituições de Ensino
Apesar de reconhecer a importância da prática do 5S nas escolas, à medida que os pais praticam o 5S no ambiente de trabalho, há uma tendência natural de levar o aprendizado para sua família, repercutindo numa melhor educação dos filhos.
Porém, enquanto a implantação do 5S se limitar ao ambiente de trabalho, há o risco de se atacar apenas o efeito do problema (carência educacional dos adultos), em vez de atuar na sua causa (falha no processo educacional das crianças).
Escolas particulares podem implantar o 5S com a mesma metodologia que uma organização privada. Nas escola pública, a melhor forma de garantir a eficácia e sistematização da implantação é através de um projeto a ser desenvolvido pelo Ministério da Educação e desdobrados pelas Secretárias de Educação dos Estados e municípios.
Diferentemente que numa organização que não tem fins puramente educativos, a implantação do 5S na escola passa por três níveis de atuação:
Primeiro nível – Implantação junto aos funcionários, envolvendo as áreas administrativas;
Segundo nível – Implantação junto aos alunos, envolvendo salas de aula e outros espaços de uso coletivo;
Terceiro nível – Implantação junto às disciplinas, envolvendo atividades de pesquisa sobre tudo o que o 5S prega. Este nível possibilita uma troca de experiência entre alunos, pais e professores.
5S em organizações públicas
Deixando de lado os aspectos políticos que por acaso existam em estatais e organizações públicas, o desenvolvimento do 5S é totalmente possível. Há exemplos de sucessos na implantação do 5S em bancos, indústrias e concessionárias estatais, e nas repartições públicas, prefeituras, assembléias legislativas, universidades, escolas públicas, secretarias estaduais e municipais, instituições militares, etc.
Existem, com maior intensidade, deficiências nas organizações públicas e estatais no que tange a sua política de recursos humanos, principalmente na morosidade do reconhecimento e promoção dos seus funcionários. Isto compromete sobremaneira o sucesso de programas participativos. Nestas organizações o processo decisório é mais lento que em organizações privadas. Mas isto não é motivo suficiente para não se implantar o 5S. É bom lembrar que os problemas mais simples podem ser resolvidos sem a interferência de escalões superiores. Outro ponto que vale a pena comentar, é que a qualidade já tem sido o foco de atenção de organizações federais, estaduais e municipais, e o 5S tem sido como uma base para um modelo de gestão voltado para a eficiência.
A mudança de postura do cidadão, exigindo um melhor atendimento dos serviços prestados por órgãos públicos, também vem contribuindo para a melhoria da qualidade nestes órgãos, os quais, na sua grande maioria, tem iniciado o movimento para a Qualidade a partir do 5S.
5S na sociedade
A prática do 5S em organizações de todos os portes, tipos e controle acionário mostra-se em plena evolução. À medida que estas organizações buscam ser mais competitivas e atender melhor aos seus clientes, a necessidade de implantação do 5S é detectada. Atualmente é comum ver repartições públicas, hospitais, supermercados, clubes e outras instalações não empresariais, implementando o 5S. O movimento 5S também inicia-se nas escolas e até em universidades. Porém, ainda resta uma parcela da população que levaria muito tempo para conhecê-lo, caso a propagação ocorra no processo “boca-a-boca”. O que fazer para atingir a população que não trabalha, ou que está num ambiente alheio ao 5S?
Os meios de comunicação em massa, principalmente a televisão, são a solução para este problema. A dificuldade maior está em sensibilizar estes meios para o 5S. Vencida esta primeira barreira, o 5S seria difundido da seguinte forma:
a) Introdução dos conceitos do 5S (Saber usar, Saber arrumar, Saber zelar, Saber cuidar da saúde e Saber respeitar) nos programas infantis, utilizando jogos, músicas, brincadeiras, estórias, concursos e até lições de boas maneiras;
b) Lançamento de material promocional ligado ao tema (gibis, álbum de figurinhas, personagens das estórias, jogos, brinquedos, etc.);
c) Introdução dos conceitos do 5S nas telenovelas, mostrando personagens que praticam o 5S levando vantagens em relação aos outros que não o praticam. Além das atividades de 5S, pode-se agregar aos personagens, valores, tais como: Amor; Cooperação; Felicidade; Honestidade; Humildade; Liberdade; Paz; Respeito; Responsabilidade; Simplicidade; Tolerância; Unidade.
Outros meios de comunicação, como revistas e jornais, também poderão auxiliar à medida que publiquem artigos sobre o tema, embora atinjam uma camada da população mais elitizada.