Qual a diferença entre auditoria de 3S e de 5S?
Há uma grande dificuldade das organizações na fase de auditoria de 5S. Isto ocorre pelos seguintes motivos:
a) A auditoria de 3S consegue evidenciar com maior facilidade uma prática em desacordo com os conceitos de Utilização, Ordenação e Limpeza, por se tratarem de aspectos puramente físicos. Na auditoria de 4º e de 5º “S”os conceitos de Saúde, Higiene e Autodisciplina são mais difíceis de serem evidenciados;
b) Os auditados reconhecem com maior facilidade as deficiências de ordem física presentes em suas respectivas áreas. As deficiências relacionadas à saúde física e mental, a higiene do trabalho, a qual envolve aspectos ergonômicos, e a autodisciplina, nem sempre são conhecidas ou reconhecidas pelos auditados;
c) Os auditores ainda estão presos a forma de auditar os 3S, concentrando muito tempo na identificação dos problemas físicos e dedicando pouco tempo para levantar informações sobre aspectos atitudinais, relacionados aos últimos “S”;
d) Os auditores não têm o hábito de entrevistar profissionais de outras área que mantém um relacionamento estreito com a área auditada, deixando de levantar informações referentes a saúde (área médica), cumprimento de normas (segurança, qualidade, meio ambiente), cumprimento de regras (a própria equipe), a pontualidade (clientes internos e a liderança maior), etc.
A postura assumida para a auditoria de todos os 5S seria:
• O auditor deve levantar informações sobre a área auditada antes de visitá-la (áreas de apoio e clientes internos);
• Se durante a visita o auditor perceber um bom padrão dos 3S, dedicar mais tempo para avaliar os pequenos detalhes nas atitudes das pessoas. Ou seja, o tempo economizado por não registrar tantos problemas dos 3S, é utilizado para os registros dos dois últimos “S” , entrevistando as pessoas ao longo da caminhada, observando informações em quadros de avisos, analisando os documentos apresentados pelo auditado (fotos da evolução, procedimentos de limpeza, sistemática de manutenção do 5S, regras de convivência), avaliação dos documentos virtuais, etc.;
• Caso necessite levantar informações após a visita, a definição de algumas notas pode ocorrer em um outro horário ou dia;
• Na auditoria de 5S, cabe ao auditado demonstrar, através de relatos e documentos, que merece uma nota maior. Ou seja, na auditoria de 3S o auditor deve justificar as notas que estão abaixo da nota máxima. Na auditoria de 5S o auditado deve justificar que merece notas acima da mínima, pelo menos no 4º e no 5º “S”;
• O auditor deve registrar todas as evidências para as notas superiores à mínima nos itens de 4º e 5º “S”.