5S – O Amigo do Meio Ambiente
Haroldo Ribeiro
O 5S tem sido a maneira mais prática para disseminação da consciência sobre Meio Ambiente dentro das empresas, em todos os níveis hierárquicos e em todas as áreas. Sem perceber, as pessoas ao praticarem o 5S contribuem sobremaneira para a Política de Meio Ambiente e a busca ou manutenção da Certificação ISO 14001.
O SEIRI, Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso. O SEIRI critica severamente a aquisição e consumo desnecessário de recursos, inclusive de água e energia. Também sugere que as pessoas compartilhem recursos de pouca utilização e que reutilizem os recursos até o seu limite (desde que não comprometam a eficiência e a segurança da atividade). Na prática isto tem tudo a ver com os 3R ou 4R tradicionais do Meio Ambiente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Refletir.
O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter ambientes de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados. A manutenção da ordem dos recursos nestes ambientes facilita a localização e o acesso, evitando a aquisição ou solicitação indevida de novos recursos (problema que ocorre em ambientes desordenados).
O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. Para tal, a eliminação de fontes de alguns tipos de sujeira pode gerar uma redução do consumo de recursos naturais como lubrificantes, matéria-prima e produtos, reduzindo também a quantidade de resíduos a serem tratados ou descartados.
O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, propõe a humanização do ambiente de trabalho. Redução de ruídos e contaminação, utilização de plantas ornamentais e a padronização da prática da Coleta Seletiva são atividades normalmente desenvolvidas pelas empresas neste “S” e que tem relação direta com o Meio Ambiente.
O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros “S” no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Meio Ambiente, principalmente a Coleta Seletiva, sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.
Devido ser um processo de mudança cultural através de boas práticas no dia-a-dia, o 5S pode ser usado como uma ferramenta para iniciar a implementação de uma nova consciência para o Meio Ambiente.
Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão e autor de vários livros, inclusive "A Bíblia do 5S”
www.pdca.com.br - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.