5S - A BASE PARA A MELHORIA CONTÍNUA
(das organizações e das pessoas)
*Haroldo Ribeiro
Apesar do movimento 5S no Brasil ter início na década de 80, foi a partir de 1990 que ganhou maior adesão, impulsionado pela filosofia da Qualidade Total.
5S é um conjunto de cinco atividades que visam aperfeiçoar o comportamento das pessoas, refletindo numa mudança de hábitos e atitudes e melhorando os valores éticos e morais.
Sendo reconhecido como um “programa japonês”, o 5S trata de ações que proporcionam uma qualidade de vida das pessoas, independente da sua naturalidade e da condição sócio-econômico.
Antes de 1990 o 5S era praticado apenas por indústrias de médio e grande portes, algumas dando-lhe a denominação de ‘housekeeping”. Este programa era liderado pela área industrial da empresa apoiado pelo órgão de Segurança Industrial. A diferença básica do “housekeeping” para o 5S é que o primeiro limita-se às atividades de ordem e limpeza, enquanto o segundo é mais abrangente, incluindo atividades de ordenação, asseio e disciplina.
Organizações que ainda não implantaram o 5S, geralmente não o fazem por alguns motivos:
a) Ainda não perceberam os problemas de ordem comportamental e sua influência na produtividade, na qualidade dos produtos e serviços e no moral de seus empregados, provocados por níveis inaceitáveis de desperdício, de desorganização, de sujeira e de indisciplina;
b) O processo de Qualidade Total, ou de uma gestão voltada para uma maior competitividade, ainda está em fase de planejamento e/ou o conhecimento vai apenas até o nível da média gerência;
c) Têm uma percepção dos problemas de ordem comportamental, mas desconhece o cunho educacional do 5S;
d) Acham que o 5S é um apenas um programa de ordem e limpeza e/ou mais um modismo;
e) Acreditam que não está na fase adequada para a implantação, face às mudanças estruturais pelas quais estão passando, e/ou aos programas que estão em fase de implantação;
f) Acreditam que não há carência comportamental dos seus empregados.
Veja a seguir o que significa cada um dos 5S e seus principais benefícios:
SEIRI (Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização)
É saber utilizar sem desperdiçar. Uma maneira prática de desenvolver este Senso é separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino adequado àquilo que não necessitam serem guardadas em um determinado local ou em uma determinada quantidade.
Os principais benefícios deste Senso são a redução, e até eliminação, do desperdício e a melhor utilização dos espaços.
SEITON (Senso de Ordenação, Arrumação, Lay-out, Organização)
É saber arrumar para facilitar o acesso e a reposição das coisas. Uma maneira de se praticar este Senso é definir um lugar para cada coisa necessária, como também manter cada coisa no seu lugar
Isto pode ser feito observando-se a freqüência de utilização e o tipo de material que se deseja arrumar.
Os principais benefícios deste Senso são a redução do tempo e dos desgastes físicos e mentais para acessar àquilo que se deseja, gerando maior produtividade.
SEISO (Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo)
É saber usar sem sujar. Este Senso é desenvolvido quando o usuário de um local passa a ser responsável em limpá-lo, inspecionando o que provoca a sujeira, buscando uma solução para eliminá-la, atenuá-la ou bloqueá-la, tornando o ambiente fica cada vez mais limpo.
Os principais benefícios do Senso de Limpeza é a melhoria da saúde e aumento da vida útil das instalações físicas, contribuindo para uma maior disponibilidade operacional das máquinas e equipamentos.
SEIKETSU (Senso de Asseio, Saúde, Higiene, Padronização, Sistematização
É procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima.
Os principais benefícios deste Senso são a liberação de energia humana para a construção de um ambiente interior voltado para o bem e a busca contínua da melhoria.
SHITSUKE (Senso de Disciplina, Autodisciplina, Autocontrole, Respeito)
É cumprir rigorosamente o que for estabelecido. É respeitar ao próximo. A autodisciplina é o estágio mais elevado do ser humano, pois representa a educação comportamental e é constituída por grandes valores, como: Amor, cooperação, honestidade, humildade, liberdade, respeito, responsabilidade, simplicidade, tolerância, unidade.
Os principais benefícios da Autodisciplina, além dos valores apresentados acima, são o desenvolvimento de espírito de equipe, sinergia entre as pessoas. E o cumprimentos às normas, procedimentos, prazos e horário.
É importante a direção da organização entender que 5S não é luxo. O investimento inicial normalmente consiste na participação em cursos; despesas com visitas à outras organizações; contratação de consultoria (quando necessária), confecção de material didático e de divulgação. O nível de investimento depende da disponibilidade financeira, da capacidade autodidata dos gestores e da amplitude de aplicação do 5S. O investimento financeiro não é o fator que define o seu sucesso. Usando-se a criatividade, o investimento é mínimo e os ganhos são surpreendentes. Quanto pior for a condição da organização, maior é o potencial de ganho com o 5S. Porém, tem que ficar claro para a direção, que os resultados imediatos promovidos pelo 5S (que são bastante significativos!), como a redução e até eliminação do desperdício; a disponibilização de recursos materiais para outras áreas e a limpeza, não são os mais importantes. Os resultados de médio e longo prazos, decorrentes da melhoria da educação das pessoas, são mais expressivos, pois possibilitam melhorias indiretas e abrangentes nas diversas áreas da organização.
Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão e autor de vários livros publicados
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