5S - O MAIOR ALIADO DA ÁREA DE RH MODERNA
*Haroldo Ribeiro
Foi-se o tempo em que os profissionais de RH limitavam-se a apresentar programas que transmitiam aos gerentes do negócio da organização uma sensação de ter que “alisar a cabeça do pessoal de nível operacional”. Com o programa 5S, a área de RH passa a ter um forte aliado para penetrar verdadeiramente no negócio da empresa e conquistar a confiança dos que o comanda.
Embora os programas já conhecidos propostos pela área de RH tenham seu valor, a linguagem utilizada por seus profissionais são geralmente interpretadas como a “linguagem da vovó”, onde os líderes das equipes de trabalho se sentem como sendo “babás de adultos”. Isto porque aqueles profissionais costumam criar e acompanhar os programas nos seus “camarotes”, ou seja, nas suas salas confortavelmente assistidas por aparelhos de ar condicionado. Programas de Sugestões, Círculos de Qualidade, Sistema de avaliação de desempenho, Levantamento de necessidades de treinamento, e outros, que são exemplos de “coqueluches” e “panacéias” para os profissionais de RH e “dor de cabeça” para os demais líderes da organização. Embora, algumas costumem divulgar números floreados de casos de reconhecimento, estes programas participativos na prática sempre representaram um “fardo” para líderes mais tradicionais, cobrados diretamente pela produtividade a curto prazo e, portanto, sem disponibilizar voluntariamente sua equipe para participação nos programas, principalmente porque a maioria necessita de um tempo de maturação e traz retorno tangível somente à médio e longo prazos.
Promovendo o 5S a área de RH encontra um canal de penetração consistente no negócio da organização. Isto porque o 5S é um programa de simples entendimento, que traz resultados significativos em todas as fases e que não encontra opositores, nem mesmo dos sindicalistas mais radicais.
5S é um conjunto de cinco atividades sistematizadas no Japão que visam aperfeiçoar o comportamento das pessoas, refletindo numa mudança de hábitos e atitudes e melhorando os valores éticos e morais. Estas cinco atividades iniciam com a letra “S” quando pronunciadas em japonês. São elas:
SEIRI (Senso de Utilização, Seleção, Descarte, Classificação, Organização) é saber utilizar sem desperdiçar. É separar as coisas necessárias das desnecessárias, dando um destino adequado àquilo que não necessitam serem guardadas em um determinado local ou em uma determinada quantidade.
SEITON (Senso de Ordenação, Arrumação, Lay-out, Organização) é saber arrumar para facilitar o acesso e a reposição das coisas. É definir um lugar para cada coisa necessária.
SEISO (Senso de Limpeza, Inspeção, Zelo) é saber usar sem sujar. Este Senso é desenvolvido quando o usuário de um local passa a ser responsável em limpá-lo, inspecionando o que provoca a sujeira, buscando uma solução para eliminá-la, atenuá-la ou bloqueá-la, tornando o ambiente fica cada vez mais limpo.
SEIKETSU (Senso de Asseio, Saúde, Higiene, Padronização, Sistematização) é procurar fazer o asseio permanente do ambiente, do corpo e da mente. As melhorias promovidas pelos três Sensos anteriores devem ser mantidas e aperfeiçoadas. Esta prática permanente torna-se um hábito e estimula a revisão dos valores éticos e morais, desenvolvendo a autoestima.
SHITSUKE (Senso de Disciplina, Autodisciplina, Autocontrole, Respeito) é cumprir rigorosamente o que for estabelecido. É respeitar ao próximo. A autodisciplina é o estágio mais elevado do ser humano, pois representa a educação comportamental.
O 5S é um belo trampolim para melhorar o sistema de comunicação, vertical e horizontalmente. É o programa mais prático para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e fora dele. É um processo educacional que muda gradativamente a cultura das pessoas, mesmo àquelas que não tiveram uma boa educação familiar ou escolar. 5S é um programa que desperta a ambição de crescimento profissional e pessoal em gente que já tinha esquecido de sonhar. 5S é a melhor forma de combate ao desperdício, aos acidentes de trabalho, ao stress físico e mental, à indisciplina, ao retrabalho, ao desgaste prematuro dos equipamentos e instalações, tudo isto resultando numa maior produtividade e redução de custo. O 5S forma um ambiente propício à qualidade e à produtividade. Enfim, o 5S promove a dignificação do ser humano e por conseguinte uma sociedade composta por verdadeiros cidadãos.
O perfil do profissional de RH que está sendo disputado no mercado é o daquele que tem a competência de permear no negócio da organização. O 5S é o melhor caminho para tal.
Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão e autor de vários livros
Telefone: (0xx11) 4227-1761 - www.pdca.com.br - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.