5S – O Amigo da Segurança
Haroldo Ribeiro
Algumas empresas, literaturas e consultorias costumam adicionar a Segurança ao Programa 5S, passando a denominá-lo “Programa 6S”. Porém, quando nos aprofundamos nos conceitos genuínos do 5S descobrimos que cada um dos “S” já inclui a Segurança das instalações e do trabalho à medida que os praticamos.
O SEIRI, Senso de Utilização, prega que devemos ter no ambiente de trabalho os recursos adequados, na quantidade adequada, que os utilizemos de maneira adequada e que estejam em plenas condições de uso. O SEIRI critica severamente improvisações e problemas de conservação que gerem riscos, além de criticar a utilização inadequada que possa gerar uma condição insegura.
O SEITON, Senso de Ordenação, consiste em ter locais de trabalho com locais definidos e adequados para a guarda de cada recurso. Sempre que necessário, os recursos, ambientes e locais de guarda devem estar identificados e sinalizados, possibilitando um acesso seguro e rápido por todas as pessoas que trabalhem ou circulem no ambiente de trabalho. Um layout eficiente e seguro e a manutenção da ordem, também fazem parte deste Senso. Tudo isto, torna o ambiente de trabalho mais seguro.
O SEISO, Senso de Limpeza, tem como principal objetivo a manutenção da limpeza de ambientes e instalações. Para tal, a eliminação de fontes sujeira e a postura de inspeção durante a limpeza geram um ambiente mais seguro por ter menos ou nenhuma sujeira e por possibilitar a detecção precoce de anormalidades, incluindo condições inseguras.
O SEIKETSU, Senso de Higiene e Saúde, tem uma relação direta com a Segurança, já que neste Senso são discutidos problemas ergonômicos, de contaminação dos ambientes e de higiene pessoal como utilização adequada de banheiros, vestiários, copas e EPIs.
O SHITSUKE, Senso de Autodisciplina, não se limita apenas a manter os 3 primeiros “S” no dia-a-dia, mas também prega que as Normas de Segurança e os Procedimentos de Trabalho sejam cumpridas voluntariamente pelas pessoas, sem depender de monitoramento ou cobranças.
Para áreas operacionais o 5S não é só o “Amigo” da Segurança”, ele é o “Irmão Gêmeo” da Segurança, já que em várias situações a prática de 5S e de Segurança se confundem em uma só. Em Resumo: O 5S é a Base para a Segurança Comportamental.
Haroldo Ribeiro é consultor especializado no Japão e autor de vários livros, inclusive "A Bíblia do 5S”
www.pdca.com.br - E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.