Workshop de Manutenção Autônoma



Apresentação

As atividades da Manutenção Autônoma se caracterizam por apresentar resultados explícitos do TPM, à curto prazo. Por isso é o pilar que se confunde com o próprio TPM, embora não o seja.

A realização de workshop tem sido a estratégia de maior sucesso para a assimilação dos fundamentos deste pilar. Através de atividades revezadas entre sala de aula e posto de trabalho, as equipes de operação, manutenção e engenharia desenvolvem atividades intensivas desde a identificação de problemas, como maior conhecimento de equipamentos por parte do operador.

Objetivo
Capacitar os participantes à utilizar as ferramentas da Manutenção Autônoma e a trabalhar em equipe, buscando o atingimento da eficiência máxima do equipamento.

Público alvo

Profissionais da área de produção, manutenção e engenharia que trabalham nas áreas/células/equipamentos TPM.

Estratégia
Formação de equipes multifuncional, de 4 a 6 participantes, onde cada um terá atribuições específicas, para aprender, planejar, desenvolver, analisar e relatar, experiência teórica e prática sobre Manutenção Autônoma.

Atividades preparatórias

a)    Escolher um ou mais equipamento gargalo, cuja implementação do TPM promoverá ganhos significativos e que haja um padrão avançado de 5S
b)    Selecionar os participantes e agenda do treinamento, garantindo a participação dos profissionais que estão diretamente ligados ao(s) equipamento(s)
c)    Providenciar histórico de quebras do(s) equipamento(s)
d)    Agendar a participação do(s) fabricante(s) do(s) equipamentos(s)

Programa
Primeiro dia - manhã
•    Visão Geral sobre TPM, com foco em Manutenção Autônoma
•    Formação das equipes e definição de papéis (líder, preparador, relator, fotógrafo, etc.)
Primeiro dia - tarde
•    Preenchimento de checklist apontando a situação atual e a desejada
•    Limpeza, desmontagem de alguns componentes, identificação de problemas e etiquetagem

Segundo dia – manhã
•    Relatório do dia anterior e planejamento para os dias seguintes
•    Sensibilização para identificação de locais de difícil acesso e fontes de sujeira
•    Conceitos básicos de limpeza, inspeção, lubrificação e aperto
•    Apresentação de ferramentas: 5 Por que; Controle Visual; Indicadores; Padrões provisórios; apontamento de perdas e Lições de Um Ponto

Segundo dia – tarde
•    Pequenos reparos
•    2 análises usando 5 por que
•    Identificação de locais de difícil e fonte de sujeira acesso
•    Elaboração de Lição de Um Ponto
•    Elaboração de Padrão provisório de Inspeção, Limpeza, Lubrificação e aperto
•    Implementação de Controle Visual
Terceiro dia - manhã
•    Relatório do dia anterior e atualização do planejamento
•    Conceitos de Plano de Treinamento
•    Apresentação do histórico do equipamento pela manutenção
•    Apresentação do(s) fabricante(s) do(s) equipamento(s)
•    Discussão sobre erros de operação e manutenção
•    Planejamento para futuras ações e posturas
•    Complemento de informações sobre Controle Visual e Lubrificação
Terceiro dia – tarde
•    Conclusão das pendências do(s) equipamento(s)
•    Plano das pendências pós workshop
•    Verificação do avanço com base e do desvio com base no checklist inicial
Quarto dia – manhã
•    Preparação da apresentação
•    Apresentação para a Direção

Carga horária
28 horas

Recursos
•    Disponibilidade do equipamento durante 3 dias
•    Cadeiras móveis e sala ampla ou salas paralelas para a realização de trabalhos em equipe
•    Flip-chart, canetas de flip-chart e fita crepe
•    Etiquetas e formulários das ferramentas (original pode ser fornecido pela Consultoria)
•    EPIs (incluindo “macacão”)
•    Pranchetas para cada participante
•    Histórico do(s) equipamento(s)
•    Ferramentas e sobressalentes que poderão ser utilizados nas atividades práticas
•    Máquina fotográfica digital
•    Agenda com os participantes, direção e fabricante
•    Calculadoras de bolso

 

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Sua empresa tem o TPM ou pensa que o tem?
Os nossos diagnósticos confirmam que 80% das empresas que dizem ter o TPM na verdade tem algumas atividades de Manutenção Autônoma. Apenas 20% trabalham de forma sistemática os 5 pilares básicos e medem a Eficiência Global dos Equipamentos (OEE). No Brasil ainda há um pensamento de que o TPM não se aplica à Processos Contínuos. Faça contato com a PDCA e peça um “Diagnóstico do TPM” de sua empresa. Você terá uma visão detalhada de tudo o que tem e de tudo o que falta para sua empresa ter realmente o TPM.

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Apesar do 5S ser um tema relativamente conhecido por grandes e médias empresas, constatamos que muitas têm tratado o 5S como um programa de ordem e limpeza e não como um processo educacional. Esta conotação limitada e mecânica faz com que o 5S seja visto com frieza e desmotivação pelos colaboradores da empresa. Dê uma nova dimensão ao 5S de sua empresa. Envie um e-mail para nós com o título “5S”.

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