Text Size
   

O que é Lição de Um Ponto?



A técnica da “Lição de Um Ponto” (ou Lição Ponto-a-Ponto) consiste em facilitar a assimilação e prática de uma determinada atividade utilizando-se desenhos com descrições em apenas uma folha de papel. A vantagem da utilização desta técnica é que as informações, procedimentos ou padrões são apresentados gradualmente (ponto por ponto) e ilustrados com desenhos. Estes desenhos podem ser feitos pelo próprio sugestor (ou auxiliado por uma pessoa que tenha maior habilidade para desenho). Podem também ser feita colagem com figuras ou fotografias.

No primeiro momento as pessoas sentem uma certa dificuldade para elaborar as Lições, pois têm vergonha da qualidade do desenho. Uma forma prática de eliminar este problema é estimular a elaborar as Lições através de colagem de figuras ou fotografias, lembrando os trabalhos que faziam na época da “escola”.

Após aprovada pelo grupo e pelo líder as Licões de Um Ponto são expostas em flip-charts ou “porta cabides” próximo ao equipamento, na sala de controle ou em uma sala específica na própria área de produção. Mas nada impede que seja utilizado um papel de tamanho A4 para facilitar o manuseio e arquivamento. Algumas empresas costumam desenvolver Lições de Um Ponto de conhecimento básico em cadernos de bolso para facilitar o manuseio.

A seguir são apresentados exemplos de Lições de Um Ponto. O preenchimento deste formulário ocorre da seguinte maneira:

(1) Tema

Descrição sucinta sobre a lição

(2) Número

Adotar um número seqüencial de acordo com um índice

(3) Data

Informar a data que a lição foi preparada

(4) Classificação

Classificar de acordo com o objetivo da lição

a) Conhecimento básico - Para lições que visem transmitir informações básicas da atividade. Normalmente este tipo de lição é feita pelo corpo técnico da produção ou manutenção;
b) Casos de melhoria - Para lições que visem melhorar uma atividade. Normalmente são utilizadas fotos do antes (com o problema) e do depois (com a solução);
c) Casos de problemas - Para lições que visem enfatizar um problema atual, enfatizando os cuidados e conseqüências deste problema.

(5) Assinaturas e datas dos responsáveis pela área, escritório, liderança do grupo e preparação da lição

(6) Descrição

Elaborar desenho, ou colar figuras e/ou fotografias, descrevendo o conhecimento básico, a melhoria ou o problema.

(7) Resultados Reais

Após a aprovação da Lição de Um Ponto pelo líder, todas as pessoas por ele envolvida deve tomar conhecimento. Este repasse de informação pode ser feito pelo criador da Lição e posteriormente por qualquer pessoa que já tenha sido treinada. Informar as datas de execução do treinamento, com o nome do instrutor.

Após o treinamento de todos, a “Lição de Um Ponto” é mantida próxima deles, geralmente protegida contra o desgaste de manuseio e das intempéries (plastificadas ou em sacos plásticos). Caso ocorra alguma mudança, a Lição de Um Ponto obsoleta deve ser removida do local e todas as pessoas envolvidas voltarão a ser treinadas.

Os melhores Livros de 5S

PDCA Editora
Todas as obras do Consultor Haroldo Ribeiro
Acesse à Loja e compre com conforto e segurança
Clique na Imagem Abaixo

Desmistificando o TPM

PDCA Editora
Todas as obras do Consultor Haroldo Ribeiro
Acesse à Loja e compre com conforto e segurança
Clique na Imagem Abaixo

Guia de Implantação do 5S

PDCA Editora
Todas as obras do Consultor Haroldo Ribeiro
Acesse à Loja e compre com conforto e segurança
Clique na Imagem Abaixo