espanha2

Text Size
   

CERTIFICADO 5S



O Certificado de 5S foi criado em 1996 pelo Consultor Haroldo Ribeiro, e autor de vários livros sobre 5S. A PDCA – Consultoria em Qualidade é a instituição responsável pela auditoria de Certificação. Não há conhecimento que alguma outra empresa ou entidade no mundo ofereça Certificação semelhante.

O Certificado é desejado normalmente nas seguintes situações:

a)    A empresa pretende usar a Certificação como pré-requisito para implementação ou disseminação de algum Sistema de Gestão que utilize como base o 5S;
b)    A empresa pretende premiar aos seus colaboradores de acordo com metas estabelecidas vinculadas à Certificação de 3S ou 5S;
c)    A empresa pretenda implementar sistematicamente os 2 últimos “S” a partir da Certificação dos 3 primeiros.
d)    A Empresa pretende demonstrar para seus colaboradores e parceiros a sua preocupação com a dignificação do ambiente de trabalho;
e)    A Empresa pretende demonstrar para seus clientes a sua preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços prestados, além do tratamento adequado dos ativos sob sua responsabilidade;
f)    A Empresa pretende criar uma motivação interna através de uma competição sadia entre as equipes de trabalho ou unidades de um grupo acionário;
g)    A Empresa pretende demonstrar para seus acionistas a sua preocupação pela otimização dos recursos materiais e humanos disponíveis;
h)    A Empresa pretende demonstrar para a sociedade e órgãos fiscalizadores a sua preocupação com o meio ambiente, segurança e saúde.


Uma área ou empresa certificada em 5S demonstra um padrão de Excelência na prática dos sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza, Higiene e Autodisciplina, utilizando como base os critérios de avaliação da PDCA ou algum outro, desde que previamente aprovado pela PDCA. Para tanto são exigidos os seguintes resultados:

Empresa Certificada em 3S
Padrão mínimo de 90% em cada “S” e nenhuma área com padrão inferior a 80% em algum dos 3 “S”. Nenhuma área pode ficar fora da auditoria.

Área Certificada em 3S
Padrão mínimo de 90% em cada “S”.

Empresa Certificada em 5S
Padrão mínimo de 90% na média de cada um dos 5 “S” e nenhuma área com padrão inferior a 80% em algum dos 5 “S”. Nenhuma área pode ficar fora da auditoria.

Área Certificada em 5S

Padrão mínimo de 90% na média de cada um dos 5 “S”.

Manutenção da Certificação
Para a certificação 3S não há um prazo de validade, pois ele confere apenas que a empresa ou área apresentou, no momento da auditoria, um padrão de excelência dos 3 primeiros “S”. Isto significa que a área ou a empresa e as pessoas têm condições físicas comportamentais para atingir um alto nível de 3S.

Para a certificação 5S há um prazo de validade por 2 anos, sendo que há necessidade de manter o padrão apresentado a cada 6 meses a partir de auditorias internas feitas por auditores capacitados pela PDCA. Para as auditorias internas, a área ou empresa tem oportunidade para elaborar e executar ações para corrigir os desvios que provocaram a queda do padrão atingido. Para a auditoria externa, a empresa ou área perde a Certificação caso não atinja o nível mínimo. Neste caso, a próxima Certificação só poderá ser buscada, no mínimo, 6 meses depois de perdida a anterior.

A PDCA trata o ambiente eletrônico nos 2 últimos “S”. A Certificação 5S pode ser concedida com restrição quando a área ou a empresa não inclui este ambiente eletrônico na Metodologia do 5S.

O índice médio de aprovação na primeira tentativa de certificação em 5S de empresas é de 45% e na segunda tentativa é de 85%.

Livros Impressos

 
 

  Livros Impressos1.fw

Livros Digitais (eBooks)

Adquira aqui todos os produtos do Consultor Haroldo Ribeiro 
 

Livros Digitais

Cursos Digitais

  


Foto - Neutra